Pesquisar neste blogue

Mitos e verdades sobre a alimentação - I

Hoje, decidi começar uma rúbrica sobre mitos e verdades em relação à alimentação. Creio que ainda há muitas pessoas que ainda têm  dúvidas em relação a este tema e, portanto, o objetivo destes posts é desmistificar aquilo que vai na boca do povo há já muito tempo!
 personal dieter

"Água morna em jejum diminui a barriga."

  Mito: Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e do número de calorias eliminadas. Poucos alimentos têm a capacidade de acelerar o metabolismo, como a cafeína ou a maçã.  Beber água morna em jejum (ou chá quente depois das refeições) não elimina nenhum grama de gordura. O ideal é eliminar a ingestão ou diminuir ao máximo a quantidade de gordura ingerida, além de praticar exercícios aeróbicos.

"É possível comer de forma saudável em fast foods."

 Verdade: Os fast foods podem não ser prejudiciais se aprenderes a comer de forma equilibrada. Atualmente, existem já outras opções mais saudáveis em restaurantes de fast food, por exemplo: grelhados, saladas, palitos de cenoura... Fica de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos. O importante é não exagerares na quantidade a ingerir.

"Comer à noite engorda."

  Mito: À noite, o metabolismo é mais lento. Mas isso não é sinónimo obrigatório de engordar. O jantar — desde que com alimentos saudáveis, leves e de fácil digestão — é muito bem vindo ao organismo. Tudo depende da quantidade das refeições. Se distribuires as várias refeições ao longo do dia, obtens refeições em menor quantidade que, por sua vez, vão saciar o teu organismo de 3 em 3 horas.

"Chocolate é saudável e não engorda."

 Verdade: Desde que em pequenas doses, é claro. Segundo estudos e pesquisas, é extremamente saudável, principalmente para as mulheres. Ingerir diáriamente um quadradinho  ou dois de chocolate amargo pode ser muito saudável já que este aumenta a serotonina e tem antioxidantes importantes.

"Carne vermelha faz mal à saúde."

  Mito: É verdade que a carne vermelha, o frango, o porco e o peixe contêm gordura saturada e colesterol. Porém, também contêm nutrientes que são muito importantes para a saúde, como a proteína, o ferro e o zinco. Uma porção de carne deve ter o tamanho aproximado de um baralho de cartas. Escolhe pedaços de carne que têm menos gordura, e retira qualquer gordura extra antes de cozinhar.

"Ficar em jejum emagrece."

  Mito: Pelo contrário! Repara: quando ficamos em jejum, o corpo não tem como saber se a falta de comida é intencional ou não. Então, para aumentar nossa chance de sobrevivência, ele acaba poupando energia, e reduz o metabolismo para que as reservas de gordura durem mais tempo. Além de que, quando voltares a comer vais ter tanta fome que vais "enfardar" sem dar tempo ao organismo de queimar as gorduras.

"Beber líquidos durante as refeições engorda."

  Mito: Uma quantidade de até 100 ml de água ajuda a deglutição e lubrificação dos alimentos, facilitando a digestão.No entanto não deves ultrapassar esta medida, principalmente se não se tratar de água, já que líquidos em maiores quantidades e com muito açúcar, aumentam o valor calórico da alimentação e dilatam o tamanho do estômago.

"O chá verde ajuda a perder peso."

 Verdade: Por ter cafeína e catequinas, o chá verde acelera o metabolismo e auxilia a diminuição da gordura corporal. Além disso, por possuir substâncias antioxidantes, o chá ajuda no processo de desintoxicação do organismo.

"Comer rápido demais engorda."

 Verdade: Uma pesquisa sobre hábitos alimentares da Universidade de Osaka, no Japão, chegou à conclusão de que a velocidade com que se come pode ser tão importante como o que está no prato. Quanto mais rápido comemos, mais tendemos a ingerir uma maior quantidade de comida.

"Saltar uma refeição por dia economiza boas calorias."

 Mito: É importante comer de três em três horas, para manter os níveis de glicemia. Assim, evitamos o stresse do jejum, que poupa energia e impede o emagrecimento e evita a fome exacerbada na próxima refeição.

"As massas engordam."

 Mito: Comer massas  não engorda, desde que o molho seja leve, como por exemplo  molho de tomate fresco. Acompanha sempre a massa com um alimento rico em proteínas (ex:frango, peixe, carne ou ovo) e alimentos ricos em fibras (verduras e legumes). Deste modo, a refeição fica equilibrada e só trará benefícios. Lembra-te: tudo depende das quantidades e da distribuição das refeições ao longo do dia.

Beijinhos, K.D.*

Sem comentários: