Pesquisar neste blogue

Mitos e verdades de Verão


A estação quente traz consigo muito sol, muitos banhos no mar, muitas festas na praia, muitos mergulhos na piscina, muitos passeios pelo nosso país, muitos piqueniques em família, muitas jantaradas na casa de campo com os amigos mas, também, alguns perigos para a saúde com os quais nem sempre sabemos lidar da forma correta. Por isso, decidi criar este post para desmistificar alguns mitos de Verão.

"Na praia não se deve usar perfume"

 Verdade: Vários perfumes têm na sua composição substâncias que, quando expostas à luz solar, podem causar manchas escuras na pele. Quando se vai à praia o ideal é aplicar apenas protetor solar e desodorizante.

"Banhos de sol demasiado prolongados aumentam o risco de varizes"

  Verdade: As varizes são dilatações de vasos sanguíneos que surgem quando há uma falha na subida  do sangue para o coração, originando má circulação. O calor contribui para agravar as varizes na medida em que faz dilatar ainda mais os vasos sanguineos, daí a exposição solar prolongada poder ser prejudicial para este problema. Isso não significa que a praia seja má para as varizes, pelo contrário, se aplicarmos protetor solar e evitarmos as horas de maior calor (12h - 16h) e fizermos caminhadas à beira mar ou andarmos no mar com a àgua até aos joelhos, de manhã ou no final do dia, por exemplo, podemos aliviar os sintomas.



" Colocar uma moeda sobre a picada de uma abelha ajuda a sarar a mesma"

  Mito: Colocar uma moeda pode aliviar ligeiramente os sintomas mas não tem qualquer poder curativo. Esta solução é apenas um recurso à ausência de gelo ou creme / comprimido anti-histamínico. Em qualquer caso, o ideal será retirar o ferrão sem o torcer ou partir antes de aplicar qualquer substância.

" Urinar sobre uma picada de alforreca alivia o ardor"

 Verdade: Aplicar gelo é uma boa medida, no entanto, o uso de substâncias com pH ácido, como vinagre, limão, tomate e até urina também diminui o ardor. Ainda assim, o idel será aplicar um anti-histamínico e, se houver dores, tomar um analgésico.

"Não faz mal aplicar o bronzeador apenas quando já se está na praia"

  Mito: Qualquer protetor solar deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar, já que trinta minutos é o tempo que os filtros químicos demoram a entrar em ação. É também importante referir que 2h é o intervalo de tempo em que se deve reaplicar o protetor solar (se não fores à água).

"Os protetores solares resistentes à àgua resistem, de facto, à àgua"

  Mito: (Ainda) Não existem protetores solares que resistam a mais de dez minutos de imersão. Mais vale usar um filtro solar em que se confia realmente e renovar a aplicação ao sair da água.


"O sol pode causar flacidez"

  Verdade: Estudos comprovam que 90% do envelhecimento precoce é causado diretamente pelo sol. É importante evitar as horas de maior calor e aplicar protetor solar de 2h em 2h.


"Depois da vermelhidão vem o bronzeado"

  Mito: A vermelhidão, principalmente em pessoas de pele clara, é sinal de que a pele precisa de mais proteção.

"A coca-cola / óleo de cozinha podem funcionar como bronzeadores"

  Mito: Como estes produtos não são específicos para essa função, podem causar manchas irreversíveis e queimaduras graves na pele.

"Há alimentos que ajudam a manter o bronzeado"

  Verdade: Alimentos ricos em betacaroneto, como a cenoura e a abóbora, fazem muito bem à pele, promovem o bronzeado e ajudam a mantê-lo.

"Os protetores solares com fórmulas em loção, em óleo ou em stick não são tão eficazes como as fórmulas em creme"

  Mito: As fórmulas em loção, em óleo ou em stick são tão eficazes como as fórmulas em creme. Os protetores solares têm moléculas que são o filtro solar em si e depois têm toda uma envolvente (o excipiciente) que pode ser em creme, em gel, em óleo, que não tem nenhuma ação protetora, apenas cosmética.



"Pode-se diminuir o fator de proteção dos protetores solares à medida que se vai ficando bronzeada"

  Mito: A pele bronzeia-se para se defender dos raios ultravioleta e, portanto, o bronzeado é uma manifestação de agressão solar. Ainda que a pele vá adquirindo uma defesa própria (a melanina), a agressão continua sempre a dar-se pelo que se deve manter sempre o mesmo índice de proteção de pele: 30 no mínimo.

"Podemos usar o mesmo protetor solar que sobrou do ano passado"

  Mito: O risto de aplicares um filtro solar que já não tem as suas capacidades e características inicias é grande, mesmo que não te apercebas disso visualmente no produto. 9 a 12 meses é o tempo médio de vida de um protetor solar, após a sua abertura.

"O sol ajuda a diminuir o acne"

  Mito: O sol pode gerar novas borbulhas, com o aumento da transpiração e da secreção sebácea, para além de poder causar inflamações e manchas na pele. Quem tem a pele oleosa deve optar por um protetor solar oil free, para não piorar ainda mais a sua situação.

"As cicatrizes escurecem com o sol"

  Verdade: Quando ocorre um acidente (corte, por exemplo) há um processo inflamatório que causa um quadro de hiperpigmentação pós-inflamatória (cicatriz). Não é, portanto, recomendada a exposição de uma cicatriz recente ao sol, para que esta não fique com uma pigmentação mais escura.

" No verão é mais comum aparecer herpes labial"

  Verdade: A herpes labial são, no fundo, vesículas que aparecem no lábio, principalmente na região inferior. Não é exatamente uma doença do verão, mas a exposição intensa à radiação solar é uma das formas de gerar a sua erupção.

" O cabelo cresce mais no verão"

  Mito: O único facto dermatologicamente comprovado em relação a isso é que no outono e no inverno os fios de cabelo tendem a cair mais, pois há o aumento da dermatite seborréica que propicía a queda.


P.S.: C'est vrai, já me esquecia! Está a decorrer uma sondagem no blog da Bárbara (no sentido desta iniciativa http://felizes-os-que-sonham.blogspot.pt/2012/07/a-descoberta-de-novos-blogues.html) e, então, eu gostaria de vos convidar a votarem no meu cantinho, se acharem correto. Beijinhos a todas!

14 comentários:

Anónimo disse...

Gostei imenso deste teu post :) Fiquei a saber um monte de coisinhas novas!
Beijinho*

Luana disse...

obrigada pelas dicas querida, fiquei a saber coisas que nem imaginava que eram verdade ou até mesmo mitos. bom post, um abre olhos para muita gente! ;)

M.' disse...

adorei este post ^^

Wanna disse...

Olá, olá :D
obrigada pelo convite! e cá estou eu a visitar o teu cantinho!
Tenho-te a dizer que é um cantinho bastante agradável, e que com este post já aprendi umas coisas hoje que vou corrigir tal como aplicar o protector solar 30min antes da exposição!
Obrigada pelas informações :D
Uma beijoca,
Wanna

Ana Figueiredo disse...

Muito obrigada querida :D
Adorei as dicas, sem dúvida que nos ajudam muito!
Vou seguir o teu blog :D
Beijinhos grandes*

http://freefallfeather.blogspot.pt/

Cátia Macedo disse...

Adorei o post queria, havia coisas que não fazia ideia!!
Também já te estou a seguir :)
beijinho*

Pretty in Pink disse...

Opaaaaaa adorei o post, acabei de descobrir uma data de coisas novas :D:D

Beijinho*

Melany disse...

É realmente uma música fantástica :)

Anónimo disse...

obrigado :)

Francisca disse...

Gostei do post ;)

Beijinhos *

Luana disse...

exactamente, temos de nos ajudar uns aos outros :D

Mônikita disse...

varias coisas legais em muitas coisas realmente que o povo faz e nem tem funcionalidade né adorei o post.

boa semana bjs

Cidade do Pecado disse...

Adorei este post, muito bom mesmo.
Algumas coisinhas já sabia, mas outras aprendi por aqui :)

beijinho

R. disse...

Ai não fazia ideia daquilo das varizes :O Mas até tem lógica.. Bom post! :)