Pesquisar neste blogue

Como organizar um roupeiro / closet?

Amores, na sequência de um pedido efectuado pela querida *Joanna* do blog O meu lado (o)culto ♥  (do qual sou grande fã!), resolvi criar este post para vos dar algumas dicas de organização para o closet. Aqui fica o seu comentário, a propósito do penúltimo post que publiquei (Saldos #1 - Como preparar o roupeiro para os saldos?):

Querida, adorei o post, só que eu tenho um mini-closet mais uma cómoda (sim, porque o closet não tem espaço para toda a roupa, visto eu também guardar lá manuais e cadernos doutros anos, e ainda material escolar). Eu gostaria que me dissesses uma maneira de organizar o mini-closet, se não te importasses claro! :)
Beijos!

Bom, antes de mais gostaria de dizer que me identifico muito com aquilo que a Joana descreveu: tal como ela, também tenho uma cómoda, para além do roupeiro (ou "mini closet", vá). Como também guardo outras coisas para além da roupa no "mini closet",  tenho a perfeita noção da necessidade de organização nestes casos (tão frequentes, creio). Pois bem, assim sendo, vamos ao que interessa.

  • Em primeiro lugar, sugiro a já anteriormente aqui falada, closet cleaning. Para saberem como efectuar uma limpeza eficaz ao roupeiro, sugiro que leiam este post.
  • Depois de efectuada a devida limpeza, é essencial saber organizar o roupeiro/mini closet. Como sabem, existem roupeiros mais funcionais do que outros e vice versa. Desse modo, o método de organização deve variar consoante o tipo e modelo de roupeiro de que dispomos.
  •  Os cabides são absolutamente indispensáveis. Antes de mais, certifica-te de que tens um bom número de cabides adequados para a variedade do teu vestuário e substitui aqueles que já não estejam em condições de uso.
  • Recorre a caixas  - preferencialmente rotuladas - (e/ou gavetas) para arrumar peças mais pequenas (bijuteria, luvas, porta moedas, malas, etc.). Há ainda quem ponha no roupeiro (closet) outros itens (velhas recordações, manuais escolares antigos, etc.). Eu aconselho, mais uma vez, o uso de caixas ou cestos devidamente rotulados para uma maior organização.
  • Cria compartimentos amovíveis dentro das gavetas para poderes organizar, por exemplo, os teus acessórios.
  • Relembro que as meias, a roupa íntima e os pijamas devem ser arrumados numa gaveta / secção à parte (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/10185593/).
  • Na minha opinião, as capas (p/ roupa) são uma mais valia para guardar os nossos vestidos de cerimónia (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/80037066/).SVAJS Capa p/roupa IKEA Protege a sua roupa do pó.
  • Existem várias técnicas para manter os sapatos organizados, entre as quais:

    - Dispondo-os nas prateleiras por ordem de cor, por exemplo



    - Arrumando-os em caixas próprias (sugiro algo deste género:
    http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/90186391/)

    - Para aqueles cujo espaço é mais limitado, há outras opções

  • Aconselho, também, organizadores com vários compartimentos para pendurar no varão do roupeiro (dentro deste género: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/50188957/; http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/10185588/).
  • Podes, ainda, aproveitar a parte interior das portas do teu roupeiro.
    Por exemplo:

    - Coloca um prego na parte interior de uma das portas e pendura um cabide; cria um look para o dia seguinte e pendura-o nesse cabide; de manhã, não perderás tempo a escolher (e a encontrar!) a roupa que queres vestir.

    - Põe um espelho comprido numa das portas.

    - Numa das portas, coloca um suporte de organização para sapatos ou acessórios (como se vê na seguinte imagem):

  • Na imagem abaixo, podemos ver que há quem utilize este tipo de organizadores para organizar outras coisas para além de roupa. A Joana tinha-nos dito que também guardava no mini closet alguns manuais e cadernos de anos letivos passados, pelo que penso que esta pode ser, também, uma boa opção para ela organizar estes itens, para além das caixas já referidas.
Por agora é tudo, queridas. Se tiverem alguma sugestão, informem-me a mim ou à Joana. Beijinhos!

18 comentários:

Joana disse...

Miilllllllllllll obrigadaaaas ! Ajudaste-me imenso ! Beijos grandes ! <3

Coisas De Miudas disse...

eu precisava era de um closet maior, isso sim!

. disse...

Adorei o post :)
tenho ate grande mas parece que nunca consigo arrumar lá nada lool

!Fashionettista! disse...

OIEE! ADOREI O POST FLOR! obrigada por visitar minha blog! estou aqui retribuindo a visita e sguindo tbm! beijos! lee

http://fashionettista.blogspot.com.br/

Make it possible disse...

meninas, vou agora retribuir os comentarios :) obrigada por tudo :D

amarela disse...

obrigada querida, preciso mesmo do vosso apoio.

sabes uma coisa não sabia, mas acho que aquele blog nao tem o botao de seguir :p

- Susana . disse...

ohhhhhhhh, nao acho nada disso princesa, mas obrigada mesmo <3

vera sofia disse...

obrigada querido, obvio que segui :)

Catarina disse...

oh que querida, muito obrigada pelo teu comentário e por te tornares minha seguidora, espero que não te arrependas. vou também seguir-te adorei as dicas que colocas no teu blog.
eu se não começo a controlar-me torno-me numa compradora compulsiva !

catarina disse...

muito obrigada linda ! adorei o blog :o

Pat disse...

oh, muito obrigada! também adorei o teu blog, vou seguir*

Mariana Passos disse...

Muito obrigada!! :) Já segui, beijinhos*

Anónimo disse...

Muito bem! Estou a ver que andas a prestar serviço público :) Conseguiste uma seguidora!
bjs

amarela disse...

pronto querida já tem :$ e ja tenho fotografias novas la no sitio das votações :$

Make it possible disse...

queridas, ja consegui responder a todos os comentarios :D

Pretty in Pink disse...

Oláaa :):) Muito obrigada pela tua visita!!

Beijinho*

Sara Espírito Santo disse...

Olá querida, obrigada pelo teu feedback, adorei este post, super útil!

Vou já seguir também,

beijo grande
xx

Make it possible disse...

obrigada meninas, fico super feliz :)