Pesquisar neste blogue

Em forma... ESPECIAL #10

Hoje, no décimo post da rúbrica Em forma.. ESPECIAL, vamos falar sobre um assunto relativamente polémico e que afeta milhões de mulheres em todo o mundo: a celulite.

Pois bem, para travar um problema, temos de o enfrentar: conhecendo-o e aprendendo a avalia-lo e a defini-lo, segundo graus e patamares previamente estabelecidos. Seguindo este raciocínio, vamos, então, ficar a conhecer um pouco melhor a celulite:


A celulite afecta imensas mulheres em todo o mundo, não importa a idade ou o peso. A celulite é nada mais nada menos do que ondulações na pele causadas pelas alterações ocorridas no tecido gorduroso localizado por baixo da pele. A celulite tem diversas causas como a predisposição genética, factores hormonais, alimentação, vida sedentária ou problemas de circulação, daí não estar totalmente dependente do peso. Claro que uma pessoa que tenha mais músculo e menos gordura terá menos tendência a ter celulite do que alguém na situação contrária. Na realidade, a celulite pode ser considerada uma doença, tendo o nome clínico de Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclerótica, embora muitos médicos não a considerem como tal. A celulite pode estar em quatro estados, sendo que os graus vão de 0 a 3 consoante a gravidade do problema:
                                           
                                                 
Grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado; ao pinçar a região, surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões.
Grau 1: Sem ondulações e irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado; ao pinçar a região, surgem as ondulações e também covinhas e depressões.
Grau 2: Aparecem ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se se fica de pé, mas não deitada.
Grau 3: Estão presentes ondulações, rugosidades e covinhas mesmo quando deitada. Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos dolurosos e endurecimento da pele.

Quanto mais elevado for o grau em que se encontra a celulite, mais difícil se torna tratá-la, sendo que a celulite de grau 3 é muitas vezes chamada "celulite rebelde", precisamente por ser tão difícil de combater.


 

Agora, a grande questão:
COMO COMBATER A CELULITE?

- Para combater a celulite, é necessário haver uma mudança de hábitos que incluam uma alimentação saudável, muita ingestão de água, exercício físico e tratamentos tópicos (cremes ou tratamentos de instituto).

Aqui ficam algumas dicas:
  • Opta por uma alimentação rica em frutas, verduras e fibras;
  • Reduz o consumo de gorduras (molhos gordurosos, queijos gordos, bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e gelados são alimentos proibidos);
  • Evita ingerir produtos açucarados; escolhe fontes magras de proteína, como aves, peixe e carnes brancas em vez de carnes vermelhas;  
  • Aumenta a ingestão de água, ingerindo aproximadamente 2 litros por dia;
  • Reduz a quantidade de gordura e sal (já que o sal ajuda a reter líquidos no organismo e contribui para o avanço da celulite) nos cozinhados;
  • Dá preferência a alimentos integrais (são boas fontes de fibra e ajudam a diminuir a absorção de gorduras, além de contribuirem para a regulação do intestino); 
  • Evita refrigerantes e bebidas alcoólicas (pois estes só fornecem calorias vazias, não possuindo nenhum valor nutritivo);
  • Dá  preferência a sumos naturais ou água;
  • Realiza exercícios físicos do tipo aeróbios, como caminhadas, dança, bicicleta ou natação. Sugiro que faças, ainda, rotinas regulares de workout (clica aqui para teres acesso a um exemplo de rotina aconselhado pelo blog Tone it. Up);
  • Evita ficar sentada ou de pé durante muito tempo;
  • Faz massagens diárias com cremes anti-celulíticos de modo a estimular a circulação.
Gostaria, agora, de dar especial destaque à prática de exercício físico, com uma dica especial: Por exemplo, se nos sentimos confortáveis a correr a determinada velocidade, temos de tentar correr mais rápido, pois é ao desafiarmos o nosso corpo que este vai conseguir ganhar a capacidade de queimar mais gorduras.
Passando agora aos produtos tópicos, mais concretamente aos cremes. Existe, de facto, uma grande controvérsia no que toca a produtos para a celulite. Quando aliados a outros factores já anteriormente referidos neste post, os cremes realmente ajudam a tonificar a pele, dando-lhe um aspecto mais liso e promovendo a dissolução das goduras localizadas. Os cremes ricos em cafeína, por exemplo, são excelentes para o tratamento da celulite.
  • Estes produtos devem ser aplicados todas as manhãs e todas as noites com uma massagem ascendente, para estimular a circulação sanguínea e a drenagem linfática. Deixo-vos, agora, sugestões de alguns produtos que têm sido muito reconhecidos ultimamente:



SuplementosOs trucionistas sugerem que se tome um suplemento drenante e desintoxicante e que acelere a queima de gorduras como, por exemplo, o CLA.

Tratamentos

  • Atualmente, existem inúmeros tratamentos muito eficazes na guerra à celulite. Desde massagens manuais, até equipamentos modernos que recorrem a diferentes tecnologias para queimar gordura, ativar a microcirculação, e uniformizar a pele tipo casca de laranja.
Apesar de existir, de facto, um vasto leque de tratamentos que ajudam a reduzir a celulite, antes de mais, é necessário efetuar uma avaliação para saber quais as melhores opções para o caso em questão, quer em termos de tratamento, quer em número de sessões. Para além disso,  os tratamentos devem ser sempre acompanhados de «massagens diárias em casa, com cremes anticelulíticos, drenantes, adelgaçantes e refirmantes, de modo a estimular a circulação.
  1. Se tens celulite de grau 1, o velashape pode ser uma boa ajuda. Este equipamento emite radiofrequência bipolar, energia térmica infravermelha e sucção pulsada através de um manípulo aplicado diretamente na pele. A aplicação deste manípulo sobre a pele, em manobras muito intuitivas, promove a redução rápida e visível da celulite e da flacidez logo a partir do primeiro tratamento.
  2. Se a tua celulite faz parte do grau 2, podes optar por endermologia ou drenagem linfática manual. A endermologia é uma técnica que permite enrolar e desenrolar a prega cutânea, melhorando a drenagem linfática e restaurando o tecido. Reduz a celulite, a gordura localizada e ativa a circulação. Já no caso da dernagem linfática manual é feita uma massagem dirigida para facilitar a eliminação das toxinas acumuladas nas células. Não só ativa a circulação linfática como melhora muito o aspeto da celulite.
  3. Para a celulite de grau 3 existem cinco tipo de tratamentos que te podem ajudar, sobretudo ultrassons, termoslim, carboxiterapia, mesoterapia e velashape. No caso dos ultrassons são emitidas ondas que provocam a quebra das células de gordura e dos nódulos fibrosados já instalados. O termoslim consiste na utilização terapêutica de uma manta de sucção que aumenta a temperatura dos tecidos. Acelera o metabolismo basal e, com isso, a combustão de calorias, favorecendo o emagrecimento e a diminuição da gordura, e consequente melhoria da celulite.A carboxiterapia consiste na infiltração subcutânea de dióxido de carbono medicinal. Este gás melhora a microcirculação e a oxigenação dos tecidos, ajudando a dissolver os nódulos de celulite e a rutura das células de gordura. A mesoterapia é uma infiltração local de substâncias que agem contra a celulite e promovem a combustão de gordura localizada.
 
 


Beijinhos*

1 comentário:

sophie disse...

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=382888585089054&set=a.382786995099213.91159.264167150294532&type=3&permPage=1
Ajuda-me a passar à proxima fase, mete gosto e divulguem pf! obrigada:)