Pesquisar neste blogue

RECEITAS SAUDÁVEIS (VERÃO) - Pizzas



Substituir. Este é o grande truque das refeições saudáveis e saborosas. Para estar em forma, tens de comer algo que te sacie e que, ao mesmo tempo, tenha os nutrientes e as proteínas que o teu corpo precisa para um bom funcionamento. Se gostas de pizza, deixar de comê-la só porque não é saudável, NÃO é a solução. E porquê? Porque estarás a contrariar o teu corpo, o que te fará sentir mal e frágil psicologicamente. Já para não falar que acabarás, eventualmente, por compensar este desejo numa outra refeição, igualmente pouco saudável.

É por tudo isto que substituir é mesmo a opção mais correcta. A nível psicológico sentir-te-ás muito mais confiante, pois estarás a assumir o controlo daquilo que queres ingerir, sabendo, simultaneamente, optar por soluções mais saudáveis. Estas soluções, por sua vez, dar-te-ão mais vitalidade e energia, a nível físico, pois estarás a consumir os nutrientes e as vitaminas de que o teu corpo tanto precisa.



Muito bem, o primeiro ponto em que te deves concentrar no que toca a uma versão saudável da pizza é, obrigatóriamente, a massa da mesma ------» Por ser rica em fibras, a massa integral faz com que o teu intestino funcione melhor e absorva os nutrientes com mais intensidade. As fibras também ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo. Assim, terás menos chances de sentir fome logo depois de terminares a refeição.


Podes comprar a massa já pré feita no supermercado. No entanto, eu acho que fazer a massa em casa é muito mais divertido, para além de que, lá esta: podes controlar exactamente aquilo que ingeres. Aqui fica a receita da massa integral:
  • 2 ovos
  • ¼ de xícara de água
  • 1 xícara (150 gramas) de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de sal
  • ½ colher de sopa de fermento em pó
Mistura os ovos com a água e vai adicionando os ingredientes até obteres uma massa homogénea.


 
No que toca aos queijos... Como o nosso objetivo é diminuir o número de calorias e gorduras da tua pizza, precisamos ser drásticas na substituição do queijo. Ou seja, nada de cheddar, catupiry, etc... Os teus melhores amigos, de agora em diante, serão o queijo branco, minas (dá preferência  ao “curado”), ricota e, claro, a mozzarella light / de búfala. Estas opções são muito mais saudáveis e possuem menores níveis de gorduras.

Ai os molhos! Ai as coberturas!
Esta é, sem sombra de dúvida, a parte mais "perigosa" da pizza. É claro que podes adicionar algumas carnes à tua receita. Afinal, não é preciso fazer uma pizza totalmente vegetariana para fazer dela uma opção saudável. Ainda assim, procura não exagerar. De qualquer das maneiras, as minhas sugestões são: o salmão ou as carnes magras.

Em relação ao molho de tomate (mhum mhum!), basta fazeres uma "troquinha" bastante simples, até: opta por fazer um molho caseiro com tomates frescos, de modo a preservares os nutrientes e evitares a ingestão de conservantes e outras substâncias.

Eu cá, gosto da seguinte combinação:  rúcula, tomate e mozzarella light. Mas há outras combinações! Atreve-te a inovar. Exemplos de coberturas saudáveis: pedaços de fiambre de peru com ananás; rodelas de queijo fresco magro com azeitonas pretas, tomates chucha e agrião cru.

Um outro truque para tornares a tua pizza absolutamente deliciosa, passa por saberes escolher especiarias. As especiarias dão aquele toque delicioso e simples (mas rico) à pizza, sem acrescentar calorias. Os oregãos são uma excelente aposta!

Sem comentários: