Pesquisar neste blogue

Em forma... ESPECIAL #4

 

Já falámos em exercício físico e em rotinas e esquemas possíveis de introduzir no nosso dia-a-dia. Agora, resta-nos saber que roupa usar e o que ter no nosso "saco de ginástica".

 

As sugestões de roupa apresentadas neste post não são válidas para um desporto específico, mas, sim, para exercícios cardio e fitness, isto é, para esquemas semelhantes ao apresentado no terceiro post da rúbrica.


Que roupa/calçado usar?

Acima de tudo, devemos apostar em peças soltas, práticas e muito confortáveis. A escolha da roupa é, muitas vezes, descartada. No entanto, o que muita gente não sabe é que a roupa tem um papel absolutamente fundamental no nosso desempenho físico. Por exemplo, SABIAS QUE...

  1. A transpiração é o resultado da perda de água e sais minerais durante o exercício físico. Ou seja, transpirar não é sinónimo de emagrecer. A importância de usar roupas leves e frescas está diretamente relacionada com a "não suposta interferência com a transpiração". Ao usares roupas "pesadas" e demasiado justas, estás a bloquear a saída do suor e com isso podes provocar uma desidratação grave, a diminuição da pressão arterial e, em casos mais graves, uma quebra de tensão.
  2. O uso de roupa muito apertada pode, ainda, resultar em problemas de circulação sanguínea, e até mesmo de pele. 
  3. A escolha do calçado é, também, muito importante. Uns ténis bonitos nem sempre são os mais adequados para a prática de exercício físico e podem ter um peso muito elevado no nosso desempenho, especialmente no que toca a corridas e caminhadas. A escolha errada do calçado pode resultar em lesões, nomeadamente: entorces no tornozelo, lesões no tendão de aquiles, problemas nas costas e nos joelhos e até mesmo fraturas nos pés. Isto, claro, para além de bolhas, hematomas e unhas encravadas. O uso de meias de algodão é extremamente aconselhado pelos especialistas, já que o algodão é um material bastante leve.
  4. Ainda no que toca ao calçado, escolhe ténis com sola baixa e, de preferência, com amortecimento. Se pretendes praticar corrida regularmente, aconselho-te que te informes com um especialista. Um ortopedista poderá dizer-te se tens alguma irregularidade na estrutura do pé e se precisas de algum modelo de ténis especialmente adequado às tuas necessidades.
  5. Para quem transpira muito, é fundamental o uso de tops / camisolas de tecido dry fit, que ajudam a dissipar o calor e a evaporar o suor com maior facilidade.
  6. A melhor opção de tops femininos são os modelos "nadador". Estes garantem o conforto e a sustentação do busto (são especialmente aconselhados a mulheres com seios grandes).
  7. Os materiais de lycra e algodão são os mais apropriados, visto que permitem a respiração da pele.

O que ter no nosso saco de ginástica?



O calor e a vontade de tonificar e trabalhar o corpo são uma realidade cada vez mais próxima, à medida que o Verão se aproxima de nós a passos largos.

(Se fores fazer corrida/caminhada, sugiro que leves apenas uma bolsa de cintura com: telemovel e fones, elásticos de cabelo, carteira e lenços de papel. Podes sempre levar uma garrafa de água pequena na mão, caso tenhas sede.)




Quer vás para o parque, piscina ou praia, convém teres sempre um saco de ginástica com  tudo aquilo que é fundamental para um desempenho credível e correto do teu esquema/rotina de workout.
  • Elásticos e escova/pente de cabelo
  • Garrafa de água
  • Lenços de papel
  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Telemóvel (para alguma emergência)
  • Relógio (para cronometares a duração de cada exercício)
  • Toalha pequena
  • Barra de cereais e peça de fruta (maçã)
  • Carteira (com documentos e pouco dinheiro - para alguma emergência)
  • Corda (de saltar)
  • Chaves de casa (nunca esquecer!)
  • Desodorizante

Podes, ainda, acrescentar os seguintes itens, à lista anterior:
  • Ipod + phones (a música serve, muitas vezes, como estimulador) 
  • Champô + condicionador de cabelo + gel de banho (se frequentares o ginásio e tomares lá banho após a sessão de fitness)
  • Chinelos

Sem comentários: