Pesquisar neste blogue

Em forma... ESPECIAL #3



 

"Estar em forma é um estilo de vida. É um processo que requer tempo, paciência, força de vontade, confiança e coragem. Muita gente ainda acredita que estar em forma é sinónimo de emagrecer. Enganam-se redondamente, porém. Estar em forma é uma mudança na nossa vida que se dá a partir do momento em que tomamos conscientemente e de livre vontade a decisão de adoptar um estilo de vida saudável em que a saúde mental se alia à saúde física de uma forma harmoniosa e vantagosa na medida em que influencia positivamente a nossa presença perante a sociedade, a nossa auto-estima e, naturalmente, a nossa imagem. Os métodos a adoptar neste processo são, basicamente, um conhecimento profundo do nosso ser e da nossa alma, um descobrimento diário daquilo que nos faz sentir bem e uma atitude positiva perante a vida. Estes métodos recaem, inevitavelmente, sobre a alimentação e o exercício físico. Porém, e saliento mais uma vez, esta decisão de querer estar em forma começa com uma mudança a nível psicológico: temos de ser realistas perante a realidade do nosso corpo e, ao mesmo tempo, sermos otimistas e lutadores. Ter um corpo bonito começa por se adoptar um modo de vida saudável que requer, necessariamente, a prática de exercício físico regular e uma alimentação equilibrada. Não me cabe a mim dizer-vos o que comer e que exercícios praticar com "X" regularidade. No entanto, acredito que posso ser útil através desta rúbrica que vos fornece conselhos, truques e dicas para estar em forma. O post de hoje (o terceiro da rúbrica), surge com o objetivo de vos indicar um esquema de exercícios simples, práticos, objetivos e eficazes que podem adoptar no vosso dia-a-dia." K.D.


Uma alimentação equilibrada é absolutamente essencial para mantermos o corpo "em forma". No entanto, nada disso é possível sem a prática de exercício físico regular. Isto torna-se, porém, difícil, já que a agenda das mulheres e raparigas modernas está sempre ocupada. Casa, família, trabalho/escola, amigos, lazer... Enfim, o vai e vem habitual dos dias de hoje. Tudo começa por tentar inserir exercícios simples e rápidos na nossa rotina diária. Optar pelas escadas ao invés do elevador e caminhar em vez de pagar um bilhete do autocarro (caso as distâncias não sejam muito exageradas, naturalmente!), são pequenas dicas que podemos, de facto, pôr em prática. Mas isto não basta e por isso, o esquema a seguir apresentado pode ser bastante útil se o conseguirem adaptar e introduzir nos vossos horários.


Em relação ao "workout", é necessário realizar uma rotina/esquema de exercícios. As minhas sugestões são:

Acima, tenho uma lista de vídeos realizados pelas incríveis Katrina e Karena do Tone it up!, que considero serem bastante objetivos e úteis. Todos os exercícios apresentados podem perfeitamente ser feitos em casa. Estamos a caminho do Verão e a minha sugestão é que peguem nos vossos colchões, nos vossos pesos e nas vossas bolas de ginástica e vão para a praia ou para o parque natural mais próximo com as vossas amigas. Escolham os exercícios que mais gostam e que pensam ser mais importantes para a vossa situação, e instroduzam-nos no vosso esquema semanal.

Kisses,
K.D.

Sem comentários: