Pesquisar neste blogue

Como ter umas pernas bonitas?

Com a chegada do Verão (sinónimo natural de calções e saias), cresce o desejo de se possuir umas pernas esbeltas e elegantes. Ter umas pernas bonitas não é apenas uma questão de estética: altera a nossa auto-estima e confiança.

Fica, agora, a conhecer quais os truques essenciais para teres umas pernas bonitas:
  • O primeiro passo deste processo começa com o alivio do stress.
    Após um dia stressante no trabalho/escola/compras, é natural que sintamos as pernas cansadas, pesadas, doridas (por vezes com cãimbras, até!) e inchadas.

    Porque é que as nossas pernas incham?
    - Males cardíacos e renais, entre outras doenças crónicas, podem causar inchaço em várias partes do corpo, em especial nas pernas.
    - São as maiores causas de inchaço nas pernas, porque dificultam o retorno do sangue. Como as válvulas das veias doentes (varicosas) não funcionam bem, o aumento da pressão do sangue nas veias acaba causando inchaço.
    - Males osteoarticulares - Problemas nos ossos, músculos e articulações também podem desencadear inchaço nas pernas. As inflamações levam ao edema e a dor pode alterar a forma de andar, levando a pessoa a exercer mais peso na outra perna, que por sua vez incha porque o bombeamento do sangue foi comprometido.
    - A má circulação nas pernas (principalmente quando está muito calor) pode, naturalmente, levar ao inchaço.

    A melhor forma de reduzires o inchaço passa por massajares as pernas com cubos de gelo; Beber muita água ajuda a regular a circulação sanguínea; Uma alimentação saudável com direito a sumos de fruta/vegetais e a chás de ervas/frutas contribui para um maior conforto do corpo e da mente; A água quente é óptima. Acalma o corpo e a alma. Os músculos tensos relaxam. Coloca algumas gotas de  essência de alfazema em água quente, mergulha as pernas até à altura da barriga da perna, e relaxa durante cerca de 10 minutos.

    Quando o calor começa a "apertar", a melhor forma de refrescar as pernas cansadas é massagá-las com uma loção de menta. Não uses calçado muito apertado: opta por umas sandálias frescas e confortáveis.

    Muitas vezes esquecemo-nos da importância dos pés! Eles merecem cuidados especiais (dos quais falaremos num outro post) após um longo dia de trabalho:  Levanta os pés durante alguns minutos. Mantem as pernas descruzadas e coloca uma almofada por baixo das canelas. Este procedimento facilitará a corrente sanguínea até ao coração e ajudar-te-á a relaxar.
  • O exercício físico regular aliado a uma alimentação saudável são absolutamente essenciais para preveneries varizes, celulite e flacidez.

    Para prevenir a celulite: Opta por uma alimentação rica em frutas, verduras e fibras; reduz o consumo de gorduras (molhos gordurosos, queijos gordos, bolachas recheadas, chantilly, biscoitos amanteigados e gelados são alimentos proibidos); evita ingerir produtos açucarados; escolhe fontes magras de proteína, como aves, peixe e carnes brancas em vez de carnes vermelhas;  aumenta a ingestão de água, ingerindo aproximadamente 2 litros por dia; reduz a quantidade de gordura e sal (já que o sal ajuda a reter líquidos no organismo e contribui para o avanço da celulite) nos cozinhados; dá preferência a alimentos integrais (são boas fontes de fibra e ajudam a diminuir a absorção de gorduras, além de contribuirem para a regulação do intestino);  evita refrigerantes e bebidas alcoólicas (pois estes só fornecem calorias vazias, não possuindo nenhum valor nutritivo); dá  preferência a sumos naturais ou água; realiza exercícios físicos do tipo aeróbios, como caminhadas, dança, bicicleta ou natação; evita ficar sentada ou de pé durante muito tempo; faz massagens diárias com cremes anti-celulíticos de modo a estimular a circulação.

    Para prevenir varizes: caminha para reforçares a musculatura e melhorares a circulação nas pernas; procura manter o peso, pois aumentos de peso aumentam a pressão sobre as pernas; evita o uso contínuo de sapatos de salto alto (que forçam as pernas  a uma posição desconfortavel, o que dificulta o fluxo de sangue nas veias); evita roupas muito justas, pois estas comprimimem a cintura e as pernas, dificultando a circulação sanguínea; sempre que possível, faz pausas durante o dia e procura manter  as pernas elevadas acima do nível do coração; muda de posição com regular freqüência e tenta movimentares-te no teu local de trabalho/escola ou em casa, a cada meia hora; se fores obrigada a estar sentada durante muito tempo, faz movimentos com os pés; se, pelo contrário precisares de estar em pé durante muito tempo, alterna a distribuição do peso pelas pernas durante alguns minutos; não te sentes com as pernas cruzadas, pois esta posição dificulta a circulação do sangue nas veias; evita o consumo excessivo de sal (que favorece a retençao de líquidos e o consequente inchaço nas pernas).

    EXERCÍCIOS PARA TONIFICAR AS PERNAS:

A esfoliação regular  das pernas é fundamental para remover as células mortas do nosso corpo e fazer a renovação da pele. O esfoliante para pernas também ajuda e remover os pêlos encravados, após a depilação. Com a esfoliação, a pele irá melhorar muito e ficará mais “receptiva” aos hidratantes. Faz uma suave esfoliação das pernas uma vez por semana.

ESFOLIANTE CASEIRO:
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (chá) de sabonete líquido

(Aplicar sobre a pele húmida, com movimentos circulares suaves.)


Atualmente, já existem diversos métodos de depilação para as pernas. Fica a conhecê-los:






  • A "ignorância" pode ser uma grande inimiga. Existem erros comuns e frequentes no que toca à depilação, que nos podem "sair muito caros". Para isso, a seguintes parte do post pretende "exterminar" por completo as tuas dúvidas:

    Fiz a depilação com cera. Porque é que os pêlos voltam a crescer se eu os arranquei desde a raiz?
    É muito simples: O pêlo é removido pela raiz – não com a raiz. No entanto, remover pêlos pela raiz significa que esses pêlos não voltarão a crescer no espaço de semanas.

    Será que crescerão mais pêlos se eu me depilar?
    Não, tal já foi provado em testes dermatológicos. Na verdade, os estudos demonstram que uma depilação sistemática reduz o índice de novo crescimento de pêlos.

    Será que os meus pêlos irão crescer mais escuros?
    Não, os teus pêlos não irão crescer mais escuros após a depilação. Poderá parecer-te que tal acontece, visto que os pêlos que voltam a crescer têm a sua cor natural e não estão aclarados pelo sol ou uso de sabonete, etc.

    Qual é a melhor altura para efectuar a depilação?
    A altura perfeita para te depilares é à noite. Sentir-te-ás relaxada e quaisquer irritações de pele que possam surgir, incluindo pequenas protuberâncias e vermelhidão, desaparecerão durante a noite.

    Qual a melhor forma de preparar a minha pele para a depilação?
    A melhor preparação para a depilação é um bom duche quente. Deixará a tua pele limpa e relaxada.

    Como posso evitar pêlos encravados?
    Um pêlo encravado é um pêlo que se enrola sobre si mesmo e cresce em direcção ao folículo, criando uma protuberância pequena mas potencialmente dolorosa. Os pêlos encravados são muitas vezes o resultado de uma depilação por corte demasiado próxima da pele. Para evitar os pêlos encravados, experimenta exfoliar regularmente a pele – isto ajuda a remover as células mortas e “abre caminho” para que o teu pêlo possa crescer da forma adequada. No entanto, não deves exfoliar a pele imediatamente antes ou após a depilação, uma vez que provocaria demasiado desgaste na tua pele.
    A depilação com cera faz com que o pêlo cresça de forma mais discreta?
    Primeiro, como os pêlos são removidos pela raiz, estes crescem com pontas mais suaves
    e finas do que os pêlos removidos com uma lâmina, sendo, portanto, mais macios e agradáveis ao toque. Em segundo lugar, como os pêlos crescem a ritmos diferentes, dependendo da fase do ciclo de crescimento em que se encontram, haverá menos pêlos para remover após as primeiras sessões de depilação.
  • A hidratação da pele, após a depilação é muito inportante. A pele fica irritada depois da depilação porque tante a cera como as máquinas e as lâminas, danificam a epiderme, daí que a pele se ressinta e fique vermelha. Para aliviar, o melhor é aplicares um hidratante refrescante que elimine a vermelhidão e que tenha aloé vera ou lavanda, para que a tua pele recupere o esplendor de sempre. (Deves aplicar os produtos pós-depilação no espaço de 5 minutos após a depilação.)

    2 em 1, hidratante com lavanda e enfraquecedor de pêlo. (Yves Rocher, 9 euros)

    Leite hidratante de aloe vera. Refresca a tua pele! (Yves Rocher, 14 euros)

     

Sem comentários: