Pesquisar neste blogue

Mudança de escola - Dicas (ESPECIAL - REGRESSO ÀS AULAS)



Oi gente gira! Bom, o tema deste post é muito pessoal. Acontece que este ano vou mudar de escola. Confesso que até há bem pouco tempo me sentia um pouco perdida e confusa... Resolvi, então, afastar-me da situação e tentar obter uma perspetiva mais positiva do quadro geral. Deixo-vos hoje algumas dicas para conseguirem ultrapassar os obstáculos que vos esperam no novo ano escolar, principalmente se forem mudar de escola.(1)

 

  • Antes de mais, existem diversos motivos para a mudança de escola (mudança de área residencial; dificuldades económicas; incompatibilidades e inadaptação; incapacidade de atingir o sucesso numa escola vocacional devido a lesões ou a outros motivos...) e cada mudança deve ser tomada de forma diferente, dependendo da situação que originou a mesma.
  • Em primeiro lugar, acho que devemos encarar toda a situação com uma perspetiva positiva: vais conhecer novas pessoas com quem vais partilhar novas experiências (e os contactos são sempre muito importantes!). Tenta ser mais aventureira, curiosa, disposta a aprender e a conhecer. As mudanças são constantes. Nós é que decidimos como  as viver.
  • Tens de ser positiva, mas realista. É normal que nos primeiros tempos te depares com uma situação completamente diferente daquela a que estavas habituada. Como o meu pai diz, o Homem é um animal de hábitos. Isto significa que até te habituares, vais estranhar algumas coisas... mas vais, certamente, acabar por te habituar. É essencial que percebas que vais encontrar todo o género de pessoas e tens de estar muito bem preparada psicologicamente para conseguires lidar com todas.
  • Lembra-te que não podes agradar a toda a gente. Não podes. Portanto, não sejas uma pessoa multifacetada que tem atitudes diferentes consoante as pessoas que estão contigo. Os teus verdadeiros amigos vão aceitar-te como tu és. Não mudes a tua personalidade para agradar a "x" ou a "z". Sê tu própria, sempre com um grande sorriso nos lábios.
  • Se te mostrares autoconfiante, simpática e acessível, as pessoas sentir-se-ão muito mais confortáveis para falar contigo. Mas não esperes que sejam eles a tomar a iniciativa, pelo contrário, és tu que tens de descobrir as coisas, logo é lógico que sejas tu a tomar o comando da situação e a ir falar com eles.
  • Mostrares-te autoconfiante não é, de todo, passar uma imagem de "ser superior". Nada disso! Demonstrar confiança tem a haver com sorrir, falar com as pessoas, interagir com o novo meio... Não tentes ser mais do que os outros, porque não o és.
  • Tenta descobrir quem são os outros caloiros. No primeiro dia será mais fácil interagir com eles, porque estão na mesma situação que tu. No entanto, não dispenses relações com alunos antigos, porque são esses que te falarão abertamente sobre a escola e te darão conselhos.
  • Nem todas as pessoas "simpáticas" que te falarem estarão dispostas a ajudar-te. Muito pelo contrário, vais certamente conhecer pessoas falsas que tentarão de tudo para te pôr mal, logo nos primeiros dias. Assim, aconselho-te a não confiares logo muito numa pessoa, por uma questão de cautela. Não é, também, com os alunos da nova escola que vais falar abertamente sobre os teus problemas e sobre a tua opinião sobre a escola (pelo menos até conheceres bem as pessoas). Para isso, recorre às tuas velhas amizades, aos teus amigos chegados  em quem sabes que podes confiar.
  • Troca números de telemóvel, perfis no facebook, contactos de e-mail. Não hesites em pedir ajuda. Manter contacto com os novos colegas, mesmo fora da escola, é muito importante para a tua adaptação.
  • Causar boa impressão é um dos objetivos óbvios das pessoas que vão mudar de escola, principalmente se for no início do ano. Portanto, não dispenses o cabelo sempre bem arranjado, uma roupa trendy (mas confortável) e um sorriso bonito e confiante. Acima de tudo, não sejas mal educada ou carrancuda (sê positiva). Relativamente aos professores, não sejas lambe botas. Tens de ser educada, mostrar respeito mas apta a aprender e a alcançar os teus objetivos por teu próprio mérito. Nunca tenhas vergonha de expor as tuas dúvidas: mete o dedo no ar e, chegada a tua vez, coloca a tua questão ao professor.
  • Nos primeiros meses, vais ter de te adaptar a novos horários e a novos métodos de ensino. Tenta manter-te atenta nas aulas, para não baixares as notas. E não te descuides do estudo e trabalho fora das aulas, que é absolutamente essencial, principalmente numa fase de adaptação.
  • Aconselho-te o uso de um caderno tipo universitário (com vários separadores para diferentes matérias). O caderno é, na minha opinião, muito mais acessível e permite uma maior organização do estudo (já que não corres, por exemplo, o risco de perderes sumários e lições). Se alguns professores tiverem o hábito de dar folhas informativas ou de exercícios (coisa que irás perceber logo nas primeiras semanas), cola-as ou agrafa-as às folhas do caderno ou organiza-as numa pasta-dóssier fina, paralela ao caderno.
  • Estuda, estuda, estuda! É um novo ano, com novos professores, com uma nova turma, com novos métodos de ensino, com novas matérias e, para alguns, com exames! Por isso mesmo, não acumules matéria. 
  • Ainda relativamente a um método de estudo eficaz, aqui ficam dois links de posts antigos sobre o tema: Como estabelecer um bom método de estudo?
    Material escolar extra - Bom método de estudo
  • Não te metas a geito para rótulos. Tenta dar-te com toda a gente. Isto não significa que tenhas de ser a melhor amiga de todo o mundo!, significa que convém não armares confusões e que é melhor  evitares discussões. Não te dês só com "a", "b" ou "c"; tenta manter uma boa relação com toda a gente.
  • Se alguém se meter contigo por seres a nova aluna, mostra-te descontraída e "na boa". Não sejas demasiado defensiva ou agressiva: entra na brincadeira. Mas se abusarem com algum comentário que não te agrade, ignora. Não adianta perderes tempo com pessoas parvas. Sorri e vira as costas, mete conversa com outras pessoas.
  • Fala com alguém sobre a tua mudança e o modo como te sentes. Seja com um familiar, com um amigo, com um professor antigo... Fala com alguém que te ouça, que seja de confiança e que esteja disposto a ajudar-te. Nos primeiros tempos, pode até ser bom que faças uma espécie de relatório sobre as tuas vivências e experiências iniciais na nova escola.
  • Faz uma lista das tuas qualidades e dos teus defeitos, antes das aulas começarem. Durante as férias, tenta debruçar-te sobre as atitudes que deves evitar e os teus pontos fortes, aqueles que fazem de ti uma boa pessoa. Não mudes quem és, mas tenta melhorar-te.
  • Em algumas escolas, a primeira semana de aulas é como na faculdade, é uma semana de apresentações e de praxes, logo não é obrigatorio ir. No entanto, eu aconselho-te a não falhares este processo da mudança. Eu acho imensa piada e pode ser muito giro e divertido. Como vais ser caloira na nova escola, esta semana é muito importante para conheceres os professores, a tua turma (que, de certeza, não vai toda nesta semana) e outros alunos da escola. Como é uma semana de praxes, convém estares preparada. Não leves roupa que não queiras mesmo sujar e leva na mala uns lenços de papel ou umas toalhitas.
  • Aconselho-te a inscreveres-te em grupos / clubes extra curriculares (Clube de Música, Clube de Teatro, Clube de Línguas, Clube de Desporto...). Esta pode ser mais uma forma de te adaptares. Informa-te junto da secretaria sobre os clubes disponíveis, os professores encarregados, os alunos inscritos e os horários. Se os teus pais estiverem de acordo, inscreve-te no que mais te agradar!
  • Algumas escolas disponibilizam cacifos, como vocês sabem. Acontece que, regra geral, estas escolas têm um número de cacifos menor à percentagem de alunos existentes. Por isso, muitas vezes, os cacifos são todos ocupados logo no primeiro dia. Se estiveres interessada em usar um cacifo, convém que vás prevenida: leva dinheiro, um cadeado e uma chave. Se conseguires informar-te sobre o tema antes das aulas começarem, tanto melhor. Liga, por exemplo, para a secretaria da escola e pergunta se te podem dizer como é que isso funciona e se há, sequer, cacifos.
  • Não te mantenhas presa no teu passado. A escola antiga foi um capítulo, é o teu passado. Deves aprender com as experiências que lá viveste, está certo, mas é muito importante que não estabeleças comparações constantemente. Isso pode ferir tanto as tuas novas amizades como as antigas. Limita-te a viver o presente da melhor maneira possível. Não deixes que esta mudança passe por ti, não fiques dormente: faz com que sejas TU a passar pela mudança.
NOTA(1) - Amores, como já devem ter percebido, este ano o ESPECIAL - REGRESSO ÀS AULAS vai começar bem mais cedo. Isto porque é importante que tenham tempo para organizar tudo durante as férias. Principalmente para quem vai mudar de escola, é essencial que a tensão não se acumule uma semana antes das aulas começarem. Além do mais, se querem poupar dinheiro, podem ir já aproveitando os saldos e as promoções de Verão para ir comprando algumas coisinhas.

3 comentários:

Carolina disse...

Eu, no 10º fui para uma escola totalmente nova. Andei desde o infantário até ao 9º ano num sítio e, no 10º ano foi uma grande mudança visto que não conhecia a escola, os professores ou os meus novos colegas de turma [caí lá de para-quedas basicamente] mas correu tudo muito bem desde o primeiro dia.
Não planeei nada. Não pensei muito nisso sequer e aproveitei bem as férias. Talvez tenha sido esse o "truque para o sucesso" (:
Tenho a certeza que contigo vai ser assim também! Não te preocupes tanto :)

Make it possible. disse...

obrigada pelo conselho querida :) +.+ eu nao estou muito preocupada ... ja conheço la algumas pessoas e estou bastante confiante :D agora tenho é de pensar nas ferias (mas eu sou uma obcecada pela organização ahahahahahah) este vai ser o unico post de regresso as aulas antes de finais de agosto, alias so o fiz porque fui informar me na internet e vi que havia muitas duvidas sobre este tema :o entao decidi escrever sobre isso ahaha mais uma vez, obrigada pela dica ;D beijinhos

Lexie disse...

sim, foi um bom momento :)
ainda bem :p