Pesquisar neste blogue

Preparar a pele para a época balnear


Quem é que já foi à praia? Eu cá, já fui. E deixem que vos diga: o tempo tem estado francamente espetacular e a mim parece-me que o melhor que temos a fazer é abandonar os sofás, a televisão e o computador (Ups! Já vou!) e dirigir-mo-nos para o parque, para a piscina ou para a praia e meter estes corpinhos a mexer! Nadar, andar de bicicleta, correr, caminhar, fazer workout ao ar livre + piquenique... Ai meu Deus! Parece que já consigo ouvir o sol a chamar-me!

E quando chega o Verão, há duas coisas que as mulheres querem: estar em forma e ficar com aquele bronze de meter inveja (e, como é óbvio, não é aqui por casa que vamos ficar bronzeadas!). No entanto, é preciso ter IMENSO cuidado com a pele para não apanharmos um valente escaldão. Eu sei, eu sei, vocês já sabem que é preciso ter cuidado. Mas, peço-vos, leiam este post até ao fim: prometo que não se vão arrepender!


  • Ponto um: a pele cuidada e preparada vai ficar bronzeada de forma mais intensa e segura, evitando a desidratação e a escamação por causa das agressões solares.
  • A exposição solar com conta peso e medida, apresenta benefícios para o nosso organismo. Os raios UVA estimulam a produção de melanina, substância que assume o papel de filtro da pele. Em relação aos raios UVB, estes otimizam a síntese da vitamina D, um nutriente essencial na fixação do cálcio.
O aumento da temperatura que se tem feito sentir nos últimos tempos (próprio, é claro, do começo da época balnear), provoca a diminuição da humidade atmosférica tornando a pele mais seca e espessa.
O sol e a exposição solar inadequada são responsáveis em noventa por cento pelo envelhecimento precoce da pele, pois enfraquece a elastina e faz com que se libertem enzimas que eliminam o colagénio, dando origem a rugas, manchas, sardas, irritações, queimaduras e até mesmo cancro!
  1. Se pretendemos um bronzeado uniforme e uma pele protegida, temos que proteger a nossa pele. Assim, é necessário fazer um tratamento de proteção da pele, antes de nos expormos ao sol. E não, não me refiro apenas à pele do rosto.
  2. Realiza  uma esfoliação de rosto e corpo com um esfoliante de sal, à base de óleos essenciais e pétalas de flores.
  3. Toma um banho revitalizante óleos essenciais de camomila para hidratares a pele.
  4. Aplica uma máscara regeneradora à base de argilas no corpo e no rosto durante cerca de meia hora.
  5. Pulveriza o corpo e o rosto com um autobronzeador à base de óleos essenciais de camomila e de complexos ativos com tirosina e óleo de tufa.

Sem comentários: