Pesquisar neste blogue

Em forma... ESPECIAL #16


Queridas, finalmente consegui arranjar tempo para fazer mais um post! Estou tão contente! Já vamos em 16 posts da rúbrica Em forma... ESPECIAL, e espero que todos estes posts vos estejam a ajudar a adoptar um estilo de vida mais saudável. De qualquer das maneiras, hoje vamos falar sobre a diferença entre emagrecer e perder peso. Mas... não é a mesma coisa? Isso é o que vamos ver em seguida.


Pois, aí está: emagrecer NÃO é o mesmo que perder peso. E, então, qual é a diferença? Bom, emagrecer é perder massa gorda, enquanto que perder peso significa diminuir o peso corporal através da redução de massa gorda e da degradação dos músculos e da pele. E, portanto, após alguma reflexão é fácil perceber-se que o método de emagrecimento é mais saudável do que perder peso. Isto porque emagrecer implica uma mudança de atitude previamente calculada de modo equilbrado. Para emagrecer, temos de mudar a nossa alimentação e os nossos hábitos diários. 


Agora que já percebemos aquilo que distingue estes dois termos (emagrecer e perfer peso) e que já entendemos que emagrecer é, de facto, a opção mais equilibrada em termos de saúde, deixo-vos algumas dicas para conseguirem emagrecer de forma eficaz: 

1. Olha para o espelho. Avalia o teu corpo. Tenta, antes de mais, perceber se há mesmo a necessidade de emagrecer e define se o grau de mudança alimentar e física tem de ser elevado ou não. É importante que percebas que todas as decisões que tomas têm de ser tomadas em função dos teus interesses e daquilo que te faz sentir bem. Se queres emagrecer, fá-lo por ti.

2. Mentaliza-te que o processo de emagrecimento não acontece de um dia para outro. É necessária muita motivação e força de vontade. O ótimismo é o melhor ponto de partida. 

3. Os alimentos não devem ser um escape, uma compensação ou algo para te fazer sentir bem depois de uma discussão. A alimentação é uma necessidade básica do ser humano. Ponto. Se a isso puderes acrescentar um pouco de prazer, tudo bem. Mas não lhe dês um estatuto demasiado elevado. 

4. Mais importante que evitar os alimentos demasiado calóricos é evitar as calorias inúteis provenientes dos açúcares. Os frutos secos, por exemplo, são alimentos altamente calóricos, no entanto, ingerir diariamente pequenas quantidades dos mesmos pode ser benéfico. Isto porque os frutos secos são ricos em proteínas e gorduras saudáveis, têm um efeito saciante e não estimulam o apetite porque não têm açúcares.

5. Imprime as seguintes figuras, interpreta-as, coloca-as em destaque na tua cozinha e segue os seus critérios nas tuas refeições diárias.


6. Água. Água. Água. Água. Água. Bebe, pelo menos, 1.5l de água por dia, para o manteres hidratado (ainda para mais, com o calor que tem estado!).

7. Não há maneira de escapares da necessidade de fazer exercício físico para estares em forma. Não há. Mas, pensa bem, não é assim tão mau. A sério, não é. Ainda por cima, agora que é Verão parece que temos as baterias recarregadas! Em vez de ires para a praia para te deitares de rabo para o ar a torrar que nem numa tostadeira o dia todo, elabora um plano mais saudável que dê mais ênfase à atividade física (que pode ser realizado, precisamente, na praia ou na piscina!).

8. Mantém-te ocupada e motivada. Sai com as amigas, vai correr ou andar de bicicleta: basicamente, não te distraias com a comida. 

9. Uma boa noite de sono é absolutamente essencial para o bem estar geral. E se te sentes bem, sentes-te mais ativa, e se te sentes mais ativa, sentes-te mais motivada. 

10. Opta pelos alimentos orgânicos. 

11. Bebe chá verde com regularidade. 

12. Pega num amigo e vão jogar à bola, ou assim. Alia a diversão ao exercício físico! Desse modo, tudo se torna mais fácil. Faz, pelo menos, 30 minutos de exercício físico por dia, todos os dias. 

13. E lembra-te:

 

Sem comentários: