Pesquisar neste blogue

Conselhos de beleza para os teus dias de período

 
O ciclo menstrual tem uma duração aproximada de 28 dias, em que o nosso corpo passa por quatro etapas diferentes:
  1. O ciclo inicia-se com a menstruação: primeiro dia de período! Nestes dias é frequente sentires dores de barriga e uma certa sensação de fraqueza, devido à perda de sangue. Evita fazeres a depilação nos primeiros dias de período, já que a tua pele se encontra muito sensível. Para compensares a grande perda de ferro, é importante ingerires alimentos ricos, precisamente, em ferro: verduras verdes (espinafres e bróculos) e carnes vermelhas. Nesta fase, podes dar-te um miminho doce: os doces são muito ricos em serotonina e melhoram o teu estado de ânimo.
  2. Em seguida, começa a fase folicular em que se dá um aumento da produção de estrogéneos. Pouco a pouco, irás notar mais energia e entusiasmo. A tua capacidade de trabalho irá, portanto, estar em alta. (Podes aproveitar para iniciar novos projetos que já tinhas em mente!) É um momento apropriado para ires às compras: o facto de não te sentires inchada fará com que acertes no tamanho dos modelos de roupa. Esta é, ainda, uma boa fase para fazeres a depilação, porque os pêlos crescem mais lentamente nos primeiros dias do ciclo menstrual. É assegurado: nestes dias, não sentirás ansiedade, nem necessidade de caprichos.
  3. Na fase de ovulação, tudo gira em volta do dia "D", o preciso dia da ovulação. São os dias férteis da mulher e, como consequência, irás sentir-te mais atraente, confiante, otimista e com a líbido em alta. É uma boa altura para fomentares as relações pessoais.
  4. Na fase final, a fase luteínica, aumenta a progesterona, que é uma hormona relaxante. É nesta fase que se dá a retenção de líquidos, em que o acne piora, em que os pêlos crescem mais depressa... Estás muito mais relaxada (e preguiçosa!) e, portanto, precisas de dormir mais horas. É normal que te comeces a sentir muito inchada: uma boa solução para este problema é cortares no sal, durante esta fase e ingerires ananás (alimento com alto teor diurético, antioxidante e com muita fibra). Os níveis de glucose no sangue estão alterados e podes sentir-te mais debilitada e com necessidade de comer doces. Sugestão: nesta fase, dá preferência a hidratos de carbono de absorção lenta (ex: massa e legumes). Lembra-te, ainda, de diminuir ao máximo o consumo de cafeína, álcool e quaisquer outras bebidas estimulantes.




Sem comentários: