Pesquisar neste blogue

Em forma... ESPECIAL #22

Com o início do período escolar / laboral, vem a velha e gasta desculpa: "não tenho tempo para fazer exercício físico de forma regular". Já para não falar do comum desleixo em relação à alimentação. Bom, eu acho que tudo depende de um bom método de organização e força de vontade genuína. Por isso mesmo, decidi realizar este post cheio de dicas, informações úteis e sugestões para conseguirem integrar o exercício físico e uma alimentação saudável na vossa rotina em tempo de aulas e/ou trabalho.  

  • O cardio deve ser incluído 3 vezes (no mínimo) na vossa rotina semanal e cada sessão deve demorar 30min (no mínimo). Embora a rotina seja útil para conseguirmos manter a agenda organizada é também muito importante inovar de vez em quando. Tens imensas opções no que toca a exercício cardio: caminhar, praticar jogging, correr, andar de bicicleta, dançar, remar, nadar, praticar futebol, andebol, ténis ou surf… Básicamente, qualquer atividade dinâmica que ative o batimento cardíaco e que envolva vários grupos musculares. Este tipo de exercício reduz o risco de se desenvolver doenças associadas ao sistema cardiovascular, diminui a gordura acumulada e os níveis de stress, melhora o padrão de sono e aumenta os níveis de energia ao longo do dia. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qc0NEEnviuQ


  • Mantém-te ativa durante todos os intervalos e pausas que encontres (principalmente se és obrigada a estar em pé ou sentada durante muitas horas durante o dia): dá preferência às escadas, ao invés do elevador; faz uma pequena caminhada; no caso de distâncias curtas, dispensa o autocarro; vai comprar o pão a pé... 
    Para além do cardio deves também incluir pequenas rotinas diárias de workout no teu dia-a-dia. Verifica estes vídeos fantásticos:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Mbp3MbM_Goc
    http://www.youtube.com/watch?v=HOuoX2e99uw&feature=player_embedded
    http://www.youtube.com/watch?v=pYBH6lO4JT8&feature=player_embedded


  • Quando estamos sem muito tempo livre é fácil e (muito) tentador pegarmos na primeira coisa que nos vem à mão para comer ou aderir aos bolos da pastelaria mais próxima. Como é óbvio, isso não é, de todo, correto para as nossas necessidades (principalmente quando estamos expostas ao stress e ao cansaço da época escolar / laboral). O ideal é mesmo planear aquilo que vamos comer durante o dia e levar de casa uma maçã, um tuperware com pedaços de melancia ou morangos, uma gelatina individual ou uma barra de cereais na mala / mochila: dessa forma, poupas dinheiro e controlas aquilo que ingeres.

  • Evita o lanchinho depois das 17h (e aposta num jantar nutritivo mas leve às 20h), já que, a partir das 17h, o metabolismo fica mais lento e torna-se mais difícil eliminar possíveis calorias.
  • Beber muita água é benéfico para a pele e para o cabelo, purifica o organismo, mantém-nos hidratadas e reduz o apetite. Acho que não preciso de dizer mais nada para perceberem o quão importante e essencial é beber água, principalmente em épocas de calor ou stress. Tem SEMPRE uma garrafa de água na mala e vai enchendo-a durante o dia.

  • Ao fim-de-semana aproveita para puxares um pouco mais pelo corpo. Corre durante uma horinha de manhã, aos sábados e domingos: é incrivel o quão bem isto sabe ao nosso organismo. 

  • Não saltes o pequeno-almoço durante os dias úteis. O essencial: fruta, laticínios e cereais. Exemplo: 1 iogurte natural sólido sem açúcar, 1 chávena de chá de mirtilos e amoras e 1 punho de cereais de trigo integral e arroz, tudo isto numa tijela. Para acompanhar, chá verde ou sumo de laranja natural.



3 comentários:

Anónimo disse...

Amei *-*

Anónimo disse...

Adorei as dicas, são ótimas :D
Eu cometo um grande erro, que não de comer o pequeno-almoço... Só passado uma hora ou duas é que como um pacote de bolachas ou um pão. Um grande erro eu sei, mas era o que fazia na faculdade. Agora que vou começar a trabalhar tenho a certeza de que vou mudar :)
Beijinho*

Make it possible disse...

ainda bem katia :D

V, sim, é mesmo um grande erro :P tenta ter mais cuidado querida: no dia anterior deixa já algumas coisas preparadas (ex: o tabuleiro, a louça, a chaleira no fogão...) e levanta-te dez minutinhos mais cedo. o teu rendimento, ao longo do dia será muito maior :D em breve farei um post para o RA, com ideias de pequenos almoços rapidos que nao pesem muito e que sejam saudaveis :)