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Em forma... ESPECIAL #20


Amores, hoje venho falar de pernas. Ou melhor, de como ativar a circulação e embelezar as nossas pernocas. Acho que não me estou a explicar muito bem. Hoje, a propósito do vigésimo post da rúbrica decidi aproveitar para vos sugerir métodos eficazes para evitarem os tão frequentes problemas nas pernas: varizes, flebites, inchaço, sensação de peso, dores, celulite... (e por aí em diante, está claro).

Existem medidas básicas: mexer-mo-nos, evitar o calor, ingerir mais antioxidantes, apagar o cigarro, fugir a sete pés das gorduras saturadas, do sal e do alcool... Mas hoje vou aprofundar estes conhecimentos, dando-vos um top doze de hábitos essenciais que devem pôr em prática para não se tornarem reféns das pernas inchadas.

  • Toca a levantar as perninhas. Sempre que estiveres sentada ou deitada, ergue os membros inferiores cerca de trinta graus para estimulares o regresso venoso, isto é, para ajudares o sangue a voltar para cima. O ideal é que mantenhas as pernas erguidas a este ângulo durante alguns minutos (todos os dias) e que subas ligeiramente a parte da cama onde repousas os pés (com almofadas, por exemplo).
  • Ri-te a bom som. Deixem-me explicar: quando nos rimos, o diafragma contrai-se, acelarando o ritmo cardíaco e aumentando a ventilação respiratória, oxigenando o sangue. Um minuto diário de bom riso (no mínimo, é óbvio, porque quanto mais melhor) proporciona uma automassagem terapeutica à zona abdominal, favorecendo a circulação.
     
  • Ingere fibra e antioxidantes. A fibra (para além de favorecer o trânsito intestinal), evita o enfraquecimento das paredes das veias e do cólon, reduzindo o risco de prisão de ventre, varizes e hemorroidas e de acumulação de toxinas no sangue. Alimentos com fibra? Fruta fresca, cereais integrais, luguminosas, verduras e hortaliças. Já relativamente aos antioxidantes... Estes fortalecem as paredes das artérias e das veias, tendo, também, uma ação anti-inflamatória. Onde os encontrar? Num delicioso sumo de arandos vermelhos, de laranja, de toranja, de uvas pretas, ameixas, ou de ananás e groselha.
     
  • Água. Muita aguííííííííííííínha. Os especialistas recomendam a ingestão diária de 2 a 3 litros de água para facilitar a eliminação de toxinas e melhorar a circulação. Principalmente agora no verão, é essencial. Se preferires, podes recorrer a chás e tisanas.
     
     
     
  • Praticar exercício regularmente, de preferência ao ar livre. Manter o corpo ativo é um dos fatores mais benéficos para a circulação (porque os músculos quando se contraem comprimem as veias, empurando o sangue para a parte superior do corpo e aumentando, desse modo, o fluxo arterial). Caminhar, andar em bicos de pés, nadar, correr, andar de bicicleta, fletir as pernas... de preferência ao ar livre. Porquê? Porque passear num parque ou zona verde, caminhar no campo ou subir uma enconsta e andar, por exemplo, à beira mar, é sinónimo de uma ingestão bastante saudável de ar puro que oxigena o sangue.
     
     
     
  • Evitar o calor excessivo. O calor em demasia e/ou prolongado é um dos maiores inimigos da circulação porque fomenta a vasodilatação dos capilares: a grande causadora (geralmente) do inchaço, da sensação de peso, cansaço, dor e varizes. Recomendo-te, portanto, a evitares a praia nas alturas de maior calor (12h-16h). Não abuses da sauna ou dos banhos quentes. Investe em duches de água morna (acabando com jatos de água fria nas pernas: é verão, não custa assim tanto!) e em caminhadas no mar (com a água até aos joelhos).
  • Foje do sal mesmo. O excesso de sódio provoca a retenção de líquidos (socorro), dando origem a problemas circulatórios. Evita tudo o que tenha demasiado sal. Substitui-o, por exemplo, por ervas aromáticas (que sempre dão um toque e sabor muito especial às refeições). 
  • Tenta não usar roupas tão apertadas. As peças de roupa que comprimem os músculos das pernas, que apertam as extermidades inferiores (como o calçado apertado) e a cintura, dificultam imenso a circulação.  
  • Esquece o tabaco (que, além de tudo, é o pior inimigo dos nossos pulmões) e o álcool. Não trazem qualquer benefício à tua saúde, de todo (muito pelo contrário, aliás). Constituem um vício, eu compreendo, mas é essencial que te mantenhas fiel à tua saúde. Bom, dito isto, aqui fica o porquê da necessidade de os eliminar para uma boa circulação: a nicotina danifica a parede das artérias e favorece o aparecimento de varizes, e o álcool (tal como o excesso de cafeína) faz subir a pressão de sangue arterial.

  • O poder das fricções e pancadinhas. A massagem ativa a circulação e melhora a irrigação dos tecidos. As veias superficiais armazenam uma grande quantidade de sangue e, ao massajá-las, favoreces o seu esvaziamento. Basicamente: uma boa massagem ligeira e superficial é tonificante e por vezes relaxante. A minha sugestão: experimenta massajar os pés e as pernas de baixo para cima (dos tornozelos às coxas).


  • Espero que os meus conselhos tenham sido úteis, queridas! Muitos beijinhos

    10 comentários:

    bárbara ☮. disse...

    Vou começar a seguir à risca todas as dicas que vais dando para ter um corpo melhor (: Obrigada pelas dicas (:

    Patrícia disse...

    adoro sempre os teus posts!

    Cidade do Pecado disse...

    Adorei estas dicas, até porque para ser honesta, desconhecia muitas delas. Muito útil mesmo :)

    E obrigada pelas tuas palavras no meu post.

    beijinho

    Thoughts from Lady V disse...

    Um post bastante informativo :) Temos que fazer pela nossa saúde, e neste caso pelas nossas perninhas!
    Beijinho*

    Make it possible disse...

    fico super contente em saber que gostaram queridas :) ja estou a organizar novos posts da rúbrica para vos ajudar naquilo que puder :D

    Gabriela. disse...

    ohh muito obrigada ;)) sigo também *-*

    Patrícia disse...

    és tu e eu! obrigada querida :)

    Amante Japonesa disse...

    Nunca é tarde para descobri blogs novos (:

    Amante Japonesa disse...

    Nunca é tarde para descobri blogs novos (:

    Sofia disse...

    tenho de começar a seguir estas dicas á risca :) beijinho * Sofia

    http://diarystylista.blogspot.com