Pesquisar neste blogue

Em forma... ESPECIAL #21


Olá minhas queridas! Ai estas férias têm-me feito tããããããõ bem! Não há nada, mas absolutamente nada (NADINHA) que nos faça tão bem como o sol de Portugal (isto, claro, para uma tuga que se preze), uma boa leitura de verão (no meu caso, o já aqui falado Comer, Orar, Amar), a companhia da nossa gente e, está claro, a frescura, a cor, a jovialidade e a serenidade da estação quente. Inspirando-me, portanto, em todos estes itens que constituem a minha franca harmonia e estado "peace&love" atual, surgiu-me a ideia de pesquisar e falar aqui sobre ioga. E a verdade é que há muito mais para falar sobre o ioga do que o apenas "como cruzar as pernas à chinês e fazer um "hmmmmmmmmmmmmmm" prolongado enquando mantêm as mãos nos joelhos". Posto isto, aqui fica o resultado da minha pesquisa e trabalhinho de casa:

  • Em primeiro lugar, gostaria de referir que a boa forma não passa apenas por uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico. Na verdade, o caminho para atingir esta boa forma está dividido em dois aspetos: o físico e o mental. E é realmente muito importante que a satisfação mental que o trabalho para atingir os nossos objetivos requer, seja tão grande quanto a satisfação mental que se dá ao atingirmos os mesmos. O exercício físico pode, de facto, provocar muitas dores musculares e a alimentação equilibrada pode requerer algumas mudanças drásticas que, na maioria das vezes, deixam algumas saudades de certos alimentos até aí tão comuns no nosso prato. Portanto, é crucial que sejamos mentalmente fortes: tanto na caminhada para a boa forma, como no atingimento desta (porque temos de a conseguir manter, não é?!). O ioga pode ser mesmo MUITO importante para se atingir este equilibrio mental (e, para quem não sabe, os exercícíos de ioga produzem, quando bem efectuados, efeitos maravilhosos na tonificação´e fortalecimento dos músculos - acho que já nem preciso falar do aumento da flexibilidade...). Bla bla bla, depois de tanto texto, acho que posso resumir o anteriormente escrito com isto: o ioga é sinónimo de "mente sã em corpo são".

Em primeiro lugar tens de perceber o que é o ioga, logo: O que é o ioga?
Ioga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra está associada às práticas meditativas do budismo e do hinduísmo.
Os principais ramos do ioga incluem: raja-ioga, carma-ioga, jnana-ioga, bacti-ioga e hata-ioga. A palavra sânscrita yoga tem diversos significados, que podemos aqui resumir como: "união", o encontro com o ser absoluto. Fora da Índia e dos meios tradicionais orientais, o termo ioga é tipicamente associado ao Hatha Yoga e às suas posturas (asanas), como uma forma de exercício. Sendo ocidentais e no conceito básico da rúbrica do blog, vamos falar apenas sobre o Hatha Yoga, para não complicar demasiado.
Voltando ao objetivo do post... O ioga é, portanto, a modalidade certa para unir corpo e espírito, mas muita gente nunca experimentou por achar demasiado acrobático ou demasiado estático. Hoje, vamos esclarecer algumas dúvidas.


Benefícios
- Melhora a flexibilidade dos músculos
- Favorece o fortalecimento e a tonificação muscular
- Ativa a circulação
- Minimiza o temperamento pré menstrual
- Favorece a memória
- Diminui as dores musculares e da coluna, a ansiedade e a gula
- Desenvolve o controlo mental e corporal e o conhecimento das suas capacidades
- É eficaz no controlo do stresse e aumento de concentração

Como praticar ioga em casa?
- Para quem não pode praticar ioga em estabelecimentos adequados (que é, de facto, o mais acertado e eficaz), o ideal é adequirir livros e dvds auxiliares que indiquem a forma mais correta de o fazer.

Assim, e dentro daquilo que eu posso sugerir na qualidade de simples pesquisadora, deixo-vos aqui alguns conselhos para conseguirem praticar, pelo menos, algumas asanas em casa. Estas posições são básicas e perfeitamente praticáveis, para além de promoverem, de forma eficaz, a limpeza e o equilíbrio das funções do corpo e da mente. 


Bom, antes de realizares a série de asanas, senta-te de forma confortável num sítio tranquilo e afasta-te de possíveis distrações (televisão, computador, telemóvel...). Fecha os olhos, respira fundo e controladamente, relaxa o corpo e abstrai-te do quotidiano. Tenta manter a mente positiva e não afastes os pensamentos negativos: pelo contrário, aceita-os. Assim que compreenderes o que os atrai e o que os origina, deixa que eles se desvaneçam perante o conforto da tua mente. Isto tudo pode parecer muito complicado mas a verdade é que é essencial que aceites o teu "eu" interior e que o tentes melhorar, aceitando os pensamentos que te perturbam e tentando relativizá-los, tornando-os mais simples e claros. No fundo, antes de começares a praticar as posições que te irei sugerir, tens de ter uma conversa contigo própria para limpares e acalmares a tua mente. Isso pode demorar algum tempo. Dias, até. Eu proponho que, uma vez por dia, durante um quarto de hora, tenhas esta conversa. Só quando sentires que atingiste o teu objetivo e que deves começar a praticar as asanas. 

Durante as posturas, mantém uma respiração nasal profunda e equilibrada: a duração da inspiração deve ser semelhante à da expiração. Cada postura deve demorar, pelo menos, três minutos.
 * As asanas que vos sugiro já foram anteriormente apresentadas neste post.



  • Durante a minha pesquisa, deparei-me com uma outra técnica: yogilates. O que é isto? Vejamos... No fundo, é uma atividade física que integra a flexibilidade do Yoga e o trabalho de força do Pilates. A técnica foi criada pelo dançarino, coreógrafo e instrutor de fitness, Jonathan Urla. A ideia é reunir os benefícios do Yoga, em termos de flexibilidade, postura e equilíbrio mental, e os do Pilates, que fortalece os músculos e elimina a rigidez da coluna vertebral, prevenindo as dores de costas. Aqui ficam dois exercícios:
torção na posição de basesequência de torção na base

 
1. Tonifica e alonga os músculos das pernas e abdominais.
De pé, com os pés paralelos e bastante afastados (para lá da linha das ancas) e mãos nas ancas, inspira. Expira e leva as mãos ao chão, mantendo as costas retas e muito alongadas. Inspira e eleva o braço direito, girando o tronco a partir da região do umbigo. Olha para o polegar direito. Expire e baixa o braço.  
Repete 6 vezes, alternadamente (inspira quando trocares os braços e expira quando uma das mãos estiver em cima).

postura do guerreiroGarota faz postura do guerreiro 2
2. Tonifica os músculos das pernas e alonga as costas e os músculos da parte interna das coxas.
Em pé, com os pés paralelos e distantes e as mãos nas ancas, roda o pé direito para fora e  o pé esquerdo ligeiramente  para dentro, mantendo as ancas direitas e voltadas para a frente. Não impines o rabo e inspire. Expira e dobra o joelho direito na linha do calcanhar, formando um ângulo de 90 graus com o joelho. Estende os braços para os lados e olha para a mão direita. Inspira, esticando o joelho e expira, mais uma vez, deslocando as ancas para a esquerda, elevando o braço esquerdo e apoiando suavemente a mão direita na perna direita. Abre o peito e tenta manter as costas retas e alongadas.
Repete 3 vezes a sequência. Troca de lado e efetua o exercício mais 3 vezes.

O que acharam meninas? Vão praticar?
 P.:s. Dúvidas? Consultem este site: http://www.fpyoga.pt/

17 comentários:

Thoughts from Lady V disse...

Mais um post super informador! Li de uma ponta à outra. E de fato, mais uma vez fica comprovado que o yoga só trás benefícios!
Adorava ser praticante de yoga e talvez até chegue a experimentar alguns dos exercícios até porque acho importante ter-mos o nosso equilíbrio mental :)
Beijinho*

Mariana disse...

Gostei imenso :) talvez comece a praticar!
Eyeofthe-cat

*Joanna* disse...

Eu já comecei a praticar :D
Olha querida, podias fazer um post sobre o aparelho dos dentes ? O que devemos comer, o que de forma alguma não podemos comer, etc, etc...
É que eu em Setembro, já tenho marcado ir pôr o aparelho, 3 dias antes de começarem as aulas...
E como sei que tu já usaste, poderias ajudar-me! :)
Muito obrigada & beijinhos!

Make it possible disse...

lady v, muito obrigada! de facto, o ioga é, sem duvida, uma excelente opção para quem procura encontrar o equilibrio fisico e mental :) aconselho-te a experimentares!

fico contente por saber que gostaste mariana :D

ainda bem, joana! o ioga é um poço de beneficios :p relativamente ao teu pedido, vou ja começar a fazer o post :) é verdade que já utilizei aparelho ortodontico portanto creio que te posso ajudar :)

beijinhos*

Luana* disse...

Grande e bom post! Gostei imenso!
Quanto ao teu comentário, então aproveita bem a praia por mim querida :D

Wanna disse...

Olá, olá :)
Aprendo tanta coisinha boa para a minha saúde aqui no teu blog, vou ver se começo a praticar alguns exercícios já hojeee :D obrigada!
Bem, é verdade, não poderia concordar contigo, simplesmente há amigos que 'não mudam revelam-se'.
Beijocas,
Wanna

Wanna disse...

Olá, olá :)
Aprendo tanta coisinha boa para a minha saúde aqui no teu blog, vou ver se começo a praticar alguns exercícios já hojeee :D obrigada!
Bem, é verdade, não poderia concordar contigo, simplesmente há amigos que 'não mudam revelam-se'.
Beijocas,
Wanna

Raquel Pereira Painço disse...

Eu pratico pilates, já fiz até um post no blog sobre isso. Alguns exercícios de yoga são similares a pilates. :)
Eu gosto bastante.
Vou seguir :p

Smile disse...

Por acaso já pensei em praticar yoga , porque sou uma pessoa demasiado nervosa e tenho alturas em que não consigo aguentar a pressão que colocam em cima de mim . Mas não tenho paciência para tomar essa iniciativa . Acho que o meu próprio mundo é , já de si , demasiado acelerado +.+

Francisca disse...

Tenho de ver se experimento isto! :)

Cátia Macedo disse...

Nunca pratiquei, pode ser que qualquer dia tente :P
Querida e sabes se na Seaside à os All Star em branco? Perto da minha casa nunca vi nessa cor :/

Wanna disse...

isso eu não te posso dizer :c não mete piada depois se um dia quiseres ver o filme...
Posso dizer-te apenas que o final não é o mais feliz :c
Beijinhos,
Wanna

Cidade do Pecado disse...

Acho que tens feito óptimos posts. Parabéns :)

Patrícia disse...

ainda bem que gostaste! toda a gente acha isso engraçado e é mesmo :)

Filipa disse...

Obrigada :))
Adorei o post, vou seguir*

sharpenstyle disse...

Great post!!! I started practicing bikram yoga about a month ago and it is just incredible!!
It´s nice to stop for 90 minutes and focus on yourself, breathing and be in the moment, without worring for anything else... and it makes you fit as hell!! XD

kisses

Stop by my blog if you like to! =)

http://sharpenstyle.blogspot.com.es/

Lulu Mari disse...

Thank you

Lulu Mari
http://quantotempootempotem.blogspot.com.br