Pesquisar neste blogue

Como cuidar do cabelo durante o verão?


Tal como a nossa pele, o cabelo também sofre um desgaste por causa da radiação solar, do vento e dos mergulhos frequentes. Desgaste esse que se reflete numa desidtratação profunda, numa repentina fragilidade e, por vezes, mudança de cor. Felizmente, existem métodos de prevenção e proteção a que podemos e  devemos aderir para a saúde do nosso cabelo. Aqui ficam algumas dicas.



Antes de mais, é preciso avaliar o teu tipo de cabelo o que influenciará, naturalmente, o possível nível de degradação do cabelo. O que eu quero dizer é que é óbvio que um cabelo já saudável, forte e bem hidratado sofrerá apenas uma breve secura nesta altura do ano (mesmo sem grandes métodos de prevenção), enquanto que um cabelo fino e frágil tornar-se-á quebradiço (ainda mais) se não se tiver cuidado. O mesmo acontece com os cabelos secos (ou crespos) que vão precisar seguramente de cuidados para não perderem brilho e suavidade. É preciso, ainda, ter especial atenção aos cabelos claros e pintados (que são muito sensíveis à radiação solar e que podem, efetivamente, sofrer alterações de cor).



Então, antes de avançarmos mais um bocadinho, falemos apenas um pouco mais sobre os efeitos que o verão pode ter no nosso cabelo (se não tomarmos as medidas sugeridas mais à frente):
  • O sol emite certas radiações que oxidam os lípidos que protegem a fibra do cabelo, destruindo as proteínas e degradando os pigmentos (provocando alterações na cor do cabelo).
  • A água destrói a camada hidrolipídica, favorecendo a perda de humidade. Ao penetrar no cabelo, a água tem, ainda, a capacidade de remover os pigmentos artificiais.
  • O sal abre e seca a cutícula, danificando a estrutura interna do cabelo.
  • O calor e o vento favorecem a evaporação, secando o cabelo.
  • A areia tem uma ação erosiva.

Agora que estás totalmente ciente dos efeitos nocivos que o verão pode trazer ao teu cabelo, fica a saber como o proteger.

  • O protetor solar capilar é essencial - forma uma película que isola a fibra do cabelo, protegendo-o dos efeitos do vento, do sol, da areia e do sal. Aplica-o antes da exposição solar e sempre depois de ires à àgua (de qualquer das maneiras, lê sempre o respetivo folheto informativo do produto). Não dispenses o protetor solar capilar, mesmo fora da praia e da piscina: quando fores dar um passeio durante as horas de maior calor (12h-16h), por exemplo. 
  •  Sugiro que invistas numa gama de shampoo, condicionador e máscara específica para o verão, com filtros solares, vitaminas e emolientes.
  • Pelo menos duas vez por semana, utiliza um shampoo anti-resíduos para refrescares, limpares e retirares do cabelo e do couro cabeludo todo o tipo de resíduos. É necessário que escolhas um com ativos hidratantes e regeneradores. Ao enxaguares, tenta utilizar água fria para favoreceres o brilho. Nunca dispenses o condicionador e a máscara.
  • Aplica sempre o condicionador depois do shampoo. Já em relação à máscara, utiliza-a duas vezes por semana para reparar e hidratar o cabelo.
  • Se te for possível, enxagua o cabelo com água normal depois de mergulhares no mar ou na piscina. Na piscina, recorre aos chuveiros. Se também existirem na tua praia, tanto melhor. Caso contrário, utiliza uma garrafinha de água mineral.
  • Nesta altura do ano arruma os secadores e os ferros de alisar.
  • Ao longo do dia, aplica água termal no cabelo para o hidratares e refrescares.

15 comentários:

Mariana Ramos disse...

Adoreii! Obrigadissima pelos conselhos! :)

Pat disse...

bom post!

Mariana disse...

Gostei muito do post :)
Eyeofthe-cat

- Susana . disse...

really? obrigada princesa :))

Megan Smith disse...

Gostaria de te relembrar do concurso em que participaste (: A sondagem decorrerá a artir de amanhã (:

Make it possible disse...

obrigada meninas ;D muitos beijinhos (a responder individualmente nos vossos posts)

Pat disse...

oh, obrigada querida!

Sara Esteves disse...

Este ano ando com muita mais atenção ao meu cabelo. e fiquei bem orgulhosa de já cumprir muitos dos pontos que aqui referes ;P

mas adorei-o e vou estudá-lo com muito cuidado, hehe!;P

**beijinho querida**
sara, chips-ina-fishbowl.blogspot.com

Filipa disse...

muito obrigada! Sigo-te de volta :))

Anónimo disse...

eu tenho usado um champoo recomendado e comprado na própria cabeleireira, que me tem ajudado. Mas como dei um corte muito grande ao cabelo, ainda não está estragado. Claro que no final do Verão vou ter que dar outro cortezito. lol

- Susana . disse...

tem que ser um texto :s

Rachel ★ disse...

Parece que as férias não podiam estar melhores, estou certa? xd
O tempo tem estado bom aí?

Bjnhs*

- Susana . disse...

ah esta bem princesa, ahah ;;)

Anónimo disse...

pois, eu vivo na terrinha por isso :(((

Luna disse...

Otimo post :D