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Em forma... ESPECIAL #13

  • Arregaça as mangas e faz uma limpeza à casa durante vinte minutos - 50 calorias. Claro que, para gastar 50 calorias, não pode ser daquelas limpezas em que ficas ajoelhadinha no chão a limpar o pó às molduras. Mas não há nada que faça uns abdominais mais fantásticos do que esfregar o chão...
  • Salta à corda - Quanto melhor saltares, mais eficaz será o exercício. Em 15 minutos consegues perder cerca de 140 calorias. Com a prática, vais parando de interromper os saltos tantas vezes... Mas enquanto parares muito nos 15 minutos, retira cerca de metade das calorias. Ou seja, nos primeiros tempos consegues perder apenas cerca de 70 calorias. Lembra-te de calçar uns ténis com uma boa sola amortecedora.
  • Vai jogar à bola - Pega nos teus irmãos ou num grupo de amigos e, em apenas 15 minutos, perdes 50 calorias a jogar à bola com eles. Portanto, se jogares durante 30 minutos perdes à vontade 100 calorias (dependendo, naturalmente, da intensidade do esforço).
  • Põe música (bem alta e com muito ritmo) e dança feita maluca, conforme te apeter - Se te mexeres bem, em 15 minutos gastas 60 calorias. Convém fazeres isto sozinha ou com alguém que não te chateie a cabeça: relaxas, perdes calorias e divertes-te!
  • E lavares o carro dos teu pais? - 80 calorias. Claro que lavar o carro não é ficar lá dentro à espera que a limpeza automática faça o resto: pega num balde com água e detergente, numa esponja e numa mangueira, e mãos à obra!
  • Dá uma volta de bicicleta - Durante uma hora, gastas cerca de 100 calorias!
  • Nada como um belo passeio a pé - Se quiseres companhia, é bom que seja uma companhia desportiva, ou arriscas-te a ir ver montras e a parar a meio para um cafezinho e uma torrada... Em 15 minutos a passo acelerado, gasta mais ou menos 60 calorias. Sem a torrada, claro. (Se caminhares na praia, dentro de água, gastas, em 15 minutos, cerca de 130 calorias.) Portanto, aumenta, gradualmente, a duração das tuas caminhadas: em 45 minutos vais conseguir perder 180 calorias!
  • Vai à praia ou à piscina e nada durante 15 minutos: 80 calorias, em exercício contínuo.
 E em relação à alimentação...?

Nas férias, principalmente, temos tendência a comer sempre um bocadinho mais do que aquilo que realmente precisamos. Temos mesmo fome? E comemos por quê? Porque precisamos mesmo, por gulodice ou por carência? Não há nada de mal em comer por gulodice - desde que se saiba o que se está a fazer.

O ideal é não entrar em dieta rigorosa, mas descobrir uma forma de 'enganar' o corpo. Quanto melhor conseguires enganá-lo, mais peso vais perder.

O nosso corpo está preparado para fazer face a épocas de fome. Quando isso acontece, automaticamente ele reduz os 'gastos de manutenção', tornando o metabolismo mais lento para gastarmos menos. Por isso é que, depois de uns dias a dieta, ficamos com o mesmo peso durante não sei quanto tempo: o corpo já ativou o seu mecanismo de proteção.

A ideia é, portanto, comer menos mas sem que o corpo se aperceba do que está a acontecer: privilegiar o volume versus as calorias. O truque está em escolher alimentos que são menos concentrados em termos de calorias - o que quer dizer que se pode comer uma porção maior e mesmo assim emagrecer.
Por exemplo: quatro bolachas de água e sal têm logo ali mais de 100 calorias. Uma única bolacha tem mais calorias que um pires de brócolos! Substitui - uma sanduiche não engorda tanto e enche mais.

Aqui ficam algumas formas pouco agressivas de tirares calorias ao teu dia-a-dia:

- Esquece o bolo a meio da manha: logo aí, já vão 300 calorias (ou mais).

- Reduz a porção de carne: mesmo um bifinho grelhado tem mais gordura que uma inocente colher de manteiga. Come mais peixe e mais feijão.
- Faz arroz malandrinho: sempre come mais água que arroz...
- Ao lanche, come pão com queijo fresco ou compota sem açúcar, em vez de um bolo de arroz ou um croissant com fiambre.
- Não elimines os hidratos de carbono, mas faz escolhas: se queres comer pão à refeição, não comas arroz nem batata a acompanhar.
- Cuidado com as 'calorias escondidas': as nozes ou passas que comemos enquanto fazemos o jantar, a fatia de pão enquanto a sopa coze, o bocado de papa que o bebé deixou e que nós acabamos. Se tens de comer qualquer coisa, faz chá assim que entras na cozinha e vai bebendo.

- Vai às compras a pé ou de bicicleta (caso não sejam MUITAS compras!) e opta pelo cesto em vez do carrinho.

- Em vez de fazeres zapping durante a publicidade da televisão ou de aproveitares para ir buscar mais um pãozinho com manteiga, levanta-te e faz uma série de abdominais.

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