Pesquisar neste blogue

Passo a passo - Maquilhagem para peles com acne

Queridas, como todas sabemos, o acne é um problema que afeta muitas adolescentes. Falaremos deste problema, das soluções e dos vários truques caseiros com mais detalhe num post que estou a preparar para breve. De qualquer das maneiras, hoje vamos falar de uma forma básica de tentar atenuar visualmente este problema, sem o agravar. Muitas raparigas caem no erro vulgar de utilizar bases grossas e inadequadas (já que, para além de não deixarem a pele respirar, tornam o visual pesado e muito pouco natural). Assim, decidi realizar este post com o intuito de esclarecer algumas das dúvidas comuns entre as adolescentes, em relação à maneira mais correta de disfarçar o acne, com o uso de maquilhagem. Relembro, antes de mais, que a maquilhagem é um método de disfarce (como já referido anteriormente). Deves, portanto, realizar um tratamento específico para a tua pele (tratamentos estes que iremos falar no próximo post referido acima).


1) Em primeiro lugar, faz um tratamento básico à pele: esfoliação, aplicação do tónico ( que é absolutamente fundamental para celares os poros e para não deixares as poeiras entrarem na pele, tornando-a mais olesosa) e hifratação. Deixa que a pele absorva o teu creme hidratante habitual e distribui um pouco de base do tamanho de uma ervilha por todo o rosto. Tens de espalhar muito bem, para evitares que a pele fique "manchada". O melhor é usares o auxílio de um pincel (como o F80 da Sigma ou o Studio Powder Brush da ELF), pois com os dedos não conseguimos cobrir todas as irregularidades, ficando zonas mal esbatidas.
2) Depois de teres colocado uma camada de base em todo o rosto, corrige as olheiras com o teu corrector preferido, e de seguida corrige as borbulhas que possivelmente ainda se notem depois de aplicar a base. Se possível, utiliza um corretor de borbulhas. Não cometas excessos, para que a pele não fique "pouco natural".
3) Agora, aplica a base em pó. A melhor forma, na minha opinião, de aplicar pó, é com um Kabuki. No entanto, é preciso ter cuidado para não "esfregar" o pincel no rosto e tirar a base que já aplicámos: o ideal é dar pequenos toques no rosto nas zonas onde queremos aplicar o pó e depois esfumar levemente, sem nunca fazer muita pressão.
4) De seguida, aplica o blush. Quem tem acne deve evitar usar bronzeador+blush+iluminador, pois este método pode revelar-se muito pesado para a pele. O ideal, é aplicar um "cheirinho" ligeiro de um blush rosado/coral nas maçãs do rosto.


Por fim, aqui ficam algumas dicas:
  • Se tiveres problemas de acne, sugiro que optes sempre por produtos específicos para o teu tipo de pele (pele acneica, olesoa / mista...);
  • É fundamental que a tua pele consiga respirar, para que tenha oxigenação suficiente para combater as bactérias. Portanto, quando usas bases inadequadas para a tua pele, estás a criar uma barreira tão pesada que não vai deixar a pele respirar: ou seja, acumulas bactérias que por sua vez vão obstruir os poros e, logo, favorecer o aparecimento de mais borbulhas;
  • Sugestão de produtos: 1) Clinique Anti-Blemish Solutions Foundation, 2) Clinique Clarifying Powder Makeup, 3) Rimmel London Clear Complexion Powder, 4) bareMinerals Blemish Remedy, 5) Vichy Normateit Foundation ---» estes produtos deixam a pele respirar e têm agentes específicos para a pele acneica, ou seja, para além de controlarem a vermelhidão e a oleosidade, vão prevenir que apareçam novas borbulhas.
  • É muito importante o investimento em produtos para a pele. Vale mesmo a pena gastar mais um bocadinho, porque a longo prazo, compensa.

5 comentários:

Aida disse...

Adorei o post, muito bom!!!



http://placequotehere.blogspot.com

Unknown disse...

Este post é MARAVILHOSO!!!

http://estilohedonico.blogspot.pt/

xoxo

Make it possible disse...

obrigada minhas queridas! beijinhos :D

Ana Filipa disse...

Ola minha querida :)
Muito obrigado pela tua visita, por me seguires e pelo teu comentario =)
Adorei o teu blog, muito bem escrito e com imensa informaçao :D
Tudo de bom para ti, muito sucesso :)
Beijinhos

Make it possible disse...

ana filipa muito obrigada, es uma querida :') beijinhos