Pesquisar neste blogue

Material escolar extra



Um bom método de estudo nem sempre depende unica e exclusivamente dos manuais e cadernos obrigatórios. Na verdade, segundo o meu ponto de vista, há materiais extra que fazem toda a diferença no nosso desempenho escolar. Isto porque, um bom método de estudo é sinónimo absoluto de um bom desempenho na escola. Enfim, para o efeito, aqui fica uma mini-lista básica de algum material de estudo extra que eu considero imprescindível:

  • Dicionário da Língua Portuguesa - Muitas vezes, deparamo-nos com alguns termos cujo significado não conseguimos identificar de imediato. Um dicionário da lingua portuguesa é essencial para um estudo correto e eficaz.
  • Enciclopédia - Para mim, um bom método de estudo implica, necessáriamente listas. Listas de datas importantes. Listas de nomes de figuras interessantes. Listas de termos e conceitos. Acreditem, uma enciclopédia faz TODA a diferença.
  • Post-its - Cruciais para dar destaque às páginas mais relevantes dos manuais e dos dossiers. Já não vivo sem eles!
  • Blocos - No mínimo um para as disciplinas de ciências e de matemática e outro para as disciplinas de linguas. São muito importantes para tomar apontamentos / contas / notas extra.
  • Cadernos - E refiro-me a cadernos para além dos cadernos diários obrigatórios para cada disciplina. Falo, portanto, de cadernos para resumos (e a razão pela qual prefiro cadernos a dossiers tem a ver com o facto de os cadernos me assegurarem a "segurança das folhas!").
  • Dicionário Inglês-Português / Português-Inglês e Dicionário Francês-Português / Português-Francês - Se possível, é claro. Não os considero obrigatórios, mas considero-os importantes. Podem ser muito úteis.
  • Agenda - A agenda pode ser extremamente ÚTIL. Para mim, é fundamental: tenho sempre as datas dos testes / exames / apresentação de trabalhos / visitas de estudo em ordem. Já para não falar dos prazos dos trabalhos, dos horários, dos TPC... Faz, sem dúvida, parte da minha rotina escolar.
  • Calculadora - Tenho sempre duas calculadoras: a obrigatória, que está sempre no meu estojo da escola; e a de casa, que está sempre na minha secretária.
  • Atlas ilustrado - Ao longo do ano lectivo, verão que pode ser relevante.
  • Gramáticas - A portuguesa é, a meu ver, indispensável. Recomendo, ainda, a francesa e a inglesa.
  • Não vejo necessária a menção dos seguintes materiais, já que, regra geral, estão sempre presentes nos nossos estojos e mochilas escolares, no entanto, acabei por decidir referi-los: Lápis; Canetas; Marcadores (!!!); Borrachas; Clips; Afias; Corretor; Cola líquida e fita cola; folhas quadriculadas e pautadas; material de geometria (compasso, esquadro, régua, transferidor...); separadores; micas...

Sem comentários: