Pesquisar neste blogue

Como organizar uma agenda?

Com o regresso às aulas, e nesta que é a etapa final do ano letivo 2011/12, decidi fazer mais um post que vos pode ajudar a organizarem e a estruturarem o vosso quotidiano, de forma a conseguirem conciliar o lazer com o dever. Vamos portanto falar de um tema que eu considero fulcral para um bom desempenho escolar e social: a agenda.


(Pessoalmente, já faz parte dos itens obrigatórios na minha mala.)

Em primeiro lugar, porquê usar uma agenda?
Existem três pontos vitais que fazem parte de uma agenda produtiva e equilibrada:
  1. A primeira coisa é ter uma agenda centralizada. Ou seja,  nada de distribuires as tuas atividades no caderno, no e-mail, no smartphone, no post-it... Escolhe um local central e coloca lá todos os teus compromissos. (Eu tenho uma agenda onde aponto todas as datas de trabalhos, exames e testes, todos os meus compromissos, os meus horários excolares e os meus horários extra-curriculares.... E depois passo para o smartphone os itens e compromissos essenciais com alarme para as horas previstas.)
  2. O segundo ponto importante é aprender a planear de forma antecipada. Evita cair na tentação de fazeres a lista de tarefas para o dia seguinte. Basicamente: precisas de planear tudo com antecedência para conseguires ter um ponto de vista claro (e sem pressões!) de tudo o que irás fazer os próximos 3 dias ou, se possível, na semana toda.
  3. E o último ponto de uma boa agenda é saber dosear os dias. Uma agenda lotada não é sinónimo de produtividade, pelo contrário, pode gerar falta de energia pessoal e baixa produtividade. Aprende a dosear, incluindo os teus hobbies,  o lazer, e o tempo para relacionamentos pessoais na tua agenda. E nunca te esqueças de deixar sempre algum espaço para eventuais urgências e atividades imprevistas. Quem não tem tempo para si próprio fica sem tempo para o restante e geralmente  nem se percebe disso.

     
DICA IMPORTANTE: Equilibra os extremos - a segunda-feira costuma ser um dia "cheio" e pode, por isso, prejudicar o planeamento dos outros dias caso não seja concluído seu. A sexta-feira costuma ser um dia sub-dimensionado para muitas pessoas. É neste dia que deves  incluir atividades de organização ou coisas que possam aliviar a tua segunda-feira!
Porque uma agenda pode ajudar-te em, pelo menos, quatorze coisas:
1. Lembrar-te de tarefas futuras.
2. Anotar compromissos.
3. Escrever listas de coisas a fazer.
4. Planear a tua semana.
5. Planear o teu dia.
6. Anotar prazos importantes.
7. Controlar tarefas com prazos determinados.
8. Registar ideias e acompanhar projetos.
9. Lembrar-te de eventos recorrentes como datas especiais e aniversários, compromissos semanais ou mensais, etc.
10. Registar e guardar números de telefone/telemóvel, endereços eletrónicos e moradas.
11. Armazenar informações pessoais como números de documentos, contas bancárias, códigos, senhas, etc.
12. Programar atividades recorrentes como reuniões com os teus grupos de estudo escolares, reuniões de turma, jantares de convívio, organização ou limpeza semanal do teu cacifo...
13. Organizar atividades com base nas tuas metas e objetivos.
14. Desenvolver mapas mentais.
Enfim, tudo aquilo que possa ser importante para que tu tenhas um controlo equilibrado sob o teu quotidiano.


 

Sem comentários: