Pesquisar neste blogue

Como estabelecer um bom método de estudo?

Estabelecer um bom método de estudo nem sempre é fácil. Com tanta coisa para fazer, acabamos, muitas vezes, por nos desleixar na prévia organização dos aspetos extra escolares. E esse "desleixo" reflete-se, inevitavelmente, nas nossas notas. Por isso, deixo-vos 7 dicas essenciais para organizarem o vosso estudo de forma equilibrada e, garanto-vos, EFICAZ:

  1. Destaca com um sublinhado as passagens mais importantes e sintáticas dos vossos manuais e faz esquemas e resumos num caderno à parte dessas mesmas passagens.
  2. Interpreta as imagens e figuras auxiliares dos manuais e faz, tu mesma, legendas simples e essenciais, que incorpem essa mesma figura/imagem na matéria.
  3. Lê em voz alta as passagens essenciais da matéria e copia-as para o teu caderno de apontamentos. Este método ajuda a memorizar a matéria.
  4. Estabelece um horário de estudo: no final do dia, depois das aulas, revê toda a matéria e estuda, pelo menos, 30 minutos.
  5. Não te limites a fazer os trabalhos de casa obrigatórios. Faz mais uns exercícios extra e aponta todas as tuas dúvidas num bloco. No aula seguinte, pede à professora que te esclareça.
  6. Destaca termos e expressões importantes da matéria e faz uma lista com os seus conceitos e definições (podes, para esta técnica, utilizar um dicionário e uma enciclopédia, para além dos manuais).
  7. Não faças os trabalhos de casa à pressa, antes das aulas. Tenta, se possível, fazê-los no dia em que são marcados, porque a matéria ainda está "fresca" na tua cabeça.

3 comentários:

-A.m' disse...

Obrigada ;D

SaraPillow disse...

Adoro os teus conselhos e este talvez me ajude a subir algumas notas C:
Big Hug *

Make it possible disse...

ainda bem :) kiss*