Pesquisar neste blogue

Em forma... - ESPECIAL #2

O grande problema com que maior parte das raparigas e mulheres se debatem em relação à alimentação é, sem sombra de dúvida: "Quais os Snacks certos?" E por isto entendemos: "QUAIS OS SNACKS MAIS SAUDÁVEIS? QUAIS OS SNACKS QUE PODEMOS TRANSPORTAR PARA TODO (ou quase todo) O LADO?"


  • Enfim, no fundo, procuramos opções de Snacks que nos satisfaçam sem pesar na consciência ou no corpo e que sejam práticos tanto em termos de transporte como em termos da própria ingestão. A questão é que nem sempre é fácil escolher os melhores petiscos para a nossa saúde e auto-estima.
  • Os petiscos entre as refeições são, ao contrário daquilo que muitas mulheres pensam, necessários, importantes e fundamentais. Isto se, claro, forem bem escolhidos segundo as necessidades fundamentais de cada um.
Creio que já todas passámos por uma situação em que estamos cheias de fome e a única coisa que encontramos para comer é um bolo na pastelaria mais próxima. A vantagem de teres sempre um ou dois snacks contigo evitas cair em erros alimentares e acabas por poupar dinheiro.
  1. Em primeiro lugar, é FUNDAMENTAL teres a noção de que deves fazer 5  refeições por dia, o que está obviamente dependente dos teus hábitos, gostos e disponibilidade. Deves sempre evitar saltar refeições. Em média, as refeições devem contribuir diariamente com a seguinte percentagem das tuas necessidades energéticas:

    1º refeição, pequeno-almoço, 15%

    2º refeição, meio da manhã (ou ceia), 10%

    3º refeição, almoço, 30 a 35%

    4º refeição, meio da tarde, 10%

    5º refeição, jantar, 30 a 35%


    Deves comer mais vezes, em menor quantidade.
    É muito importante planeares as tuas refeições antecipadamente e nunca deixares que as tuas decisões, no que diz respeito à alimentação, sejam tomadas quando já estás acima do nível 7 da escala da fome.


  2. Pois bem, os snaks / petiscos devem representar a segunda e a quarta refeições acima referidas. No entanto, há sempre as velhas e gastas desculpas: não tenho tempo; não consigo resistir aos doces quando tenho fome; os doces são a opção mais fácil e prática... etc, etc, etc... Deixo-vos agora algumas dicas para resistirem aos doces (ou salgadinhos!):
     - Em vez de comeres chocolates ou biscoitos quanto te apetece um doce a meio da manhã, opta por uma barra de cereais integrais (ex: Muesli). É prática, saceia, é saborosa, barata e podes ter sempre a geito na mala.

    - Um erro muitíssimo comum entre as mulheres é comerem, por exemplo, uma maçã quando a fome entre as refeições aparece. Este género de fruta provoca ainda mais desejo pelos doces pelo que uma ótima opção é comeres uma maçã e uma bolachinha integral.

    - A importância de não saltar refeições está directamente relacionada com o facto de a ausência de comida no estômago por mais de 3h provocar grandes desejos de doces.

    - Os queijos com mais cálcio e menos sal/gordura, como o queijo fresco, podem ser um bom alimento a introduzir, por exemplo, ao lanche ou ao pequeno-almoço, sempre sem exageros.

    - Introduz pequenas mudanças a cada dia, até que estas façam parte da tua rotina. E lembra-te: não estás em dieta, estás a optar por um estilo de vida mais saudável que passa directamente por uma alimentação correcta.


  3. Agora, vamos falar da questão prática dos petiscos entre as refeições. A escolha destes passa, definitivamente pelo facto de poderem ou não serem levados para a escola, para o trabalho, enfim... As seguintes sugestões de petiscos são, para além de saudáveis, nutritivas e saborosas, práticas.

    - A fruta é uma excelente opção para comer entre as refeições, já que tem um açúcar saboroso e SAUDÁVEL. As opções são muitas e se a desculpa é não teres tempo ou disposição para cortar ou descascar fruta na escola/trabalho/etc, podes sempre fazer isso em casa e levar num pequeno tupperware (ex: morangos ou melancia em pedaços).

    - O leite (magro, de preferência) é uma grande fonte de cálcio e vitamina D, essenciais para um crescimento e desenvolvimento saudável e para a manutenção de ossos fortes. Os pacotes individuais de 200ml são óptimos para levar para todo o lado.

    - Podes sempre levar na mala um iogurte natural (sem açúcar). Deliciosos, baratos, práticos e nutritivos são a opção ideal.

    - Os pacotes individuais de gelatina (disponíveis nos supermercados habituais) são, na minha opinião, perfeitos. Com vários sabores deliciosos, saceiam e nutrem.

    - Rodelas de cenoura crua em tupperwares são bastante práticas e literalmente "recheadas" de vitaminas e nutrientes.

  4. Em casa, o perigo está também presente. A despensa quase que chama por nós. No entanto, é importante que saibamos resistir a estas tentações de forma inteligente e calculada. Eis algumas opções:


    -  iogurte magro + 3 bolachas integrais ou 2 tostas integrais

    - peça de fruta + 3 bolachas integrais ou 2 tostas

    - pacote de leite magro (individual) + 4 bolachas de água e sal (redondas pequenas) ou 2 tostas integrais

    - tostas com queijo magro + 1 chávena de chá (sem açúcar ou com adoçante)

    - meio pão (escuro ou integral) com queijo fresco + 1 sumo de fruta natural

    - puré de fruta (2 colheres de sopa ou uma embalagem individual) + 3 bolachas integrais

    - fruta cozida sem açúcar (150g) + 3 bolachas integrais

    - sumo de fruta natural + 1 fatia de pão de mistura/integral com 1 fatia de queijo ou fiambre ou meio queijo fresco pequeno (magro de preferência)


Sem comentários: